Ações na Ásia: abertura com alta depois de dia de ganhos em Nova York

Depoimento de Jerome Powell à Câmara e sinalização de confiança quanto à trajetória da inflação foram suficientes para devolver algum otimismo a investidores

Distrito financeiro de Xangai, na China: atenção de investidores na Ásia a medidas de estímulo (Foto: Raul Ariano/Bloomberg)
Por Richard Henderson
06 de Março, 2024 | 08:19 PM

Bloomberg — As ações na Ásia estavam prontas para subir nesta manhã de quinta-feira (7), após os ganhos dos índices dos EUA na esteira dos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de que as taxas de juros provavelmente cairão neste ano.

Os futuros de ações para os principais índices no Japão, na Austrália e em Hong Kong subiram, em reflexo do dia positivo para o S&P 500, que subiu 0,51% na quarta-feira para recuperar a marca de 5.100 pontos, bem como do Nasdaq 100, que avançou 0,67%.

Powell disse em depoimento a um comitê da Câmara dos Representantes que, embora não veja urgência em reduzir as taxas dadas a força da economia dos EUA, provavelmente seria apropriado fazê-lo “em algum momento deste ano”.

Leia também: As 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2024

PUBLICIDADE

“Embora Powell não tenha se comprometido com reduções de taxas no futuro próximo, seu tom positivo em relação à trajetória da inflação, em meio à confiança de que a taxa atual do banco central provavelmente está no pico, foi suficiente para os participantes do mercado”, disse José Torres, da Interactive Brokers.

O presidente do Fed também disse que os reguladores dos EUA provavelmente ajustarão as regras que exigem que os bancos mantenham mais capital imobilizado - uma vitória para Wall Street.

Separadamente, o banco imobiliário comercial New York Community Bancorp recebeu um investimento de capital de US$ 1 bilhão, o que interrompeu uma forte queda em seu preço das ações.

PUBLICIDADE

Um índice do dólar caiu na quarta-feira, pressionado por uma queda nos rendimentos do Tesouro. O benchmark de 10 anos caiu cinco pontos-base para 4,1%.

Os rendimentos da Austrália e da Nova Zelândia também caíram na quinta-feira. Os dados de vagas de emprego nos EUA permaneceram elevados, enquanto os salários privados registraram outro mês forte de aumentos em fevereiro, embora ligeiramente abaixo das estimativas.

A pesquisa do Livro Bege do Fed mostrou que a economia dos EUA se expandiu em um ritmo modesto desde o início do ano, enquanto os consumidores mostraram mais sensibilidade aos preços em alta.

Na Ásia, a agenda de divulgação inclui dados comerciais australianos, inflação de Taiwan e relatórios de comércio e reservas estrangeiras da China, enquanto a Malásia anunciará uma decisão de política monetária.

Veja mais em Bloomberg.com