Ações internacionais começam o ano em alta impulsionadas por novo otimismo com IA

Empresas de tecnologia da Ásia movimentam o mercado no primeiro pregão do ano com avanços em IPOs e nova abordagem para o desenvolvimento de inteligência artificial

Por

Bloomberg — Uma nova onda de otimismo em torno de negócios relacionados com inteligência artificial fez com que as ações tivessem um início com ganhos em 2026, em uma sessão que também viu a recuperação dos metais preciosos e o aumento dos rendimentos dos títulos.

Os futuros do Nasdaq 100 avançaram 0,7% após o fluxo de notícias da Ásia que elevou um indicador tecnológico regional a um recorde histórico.

A fabricante de chips Shanghai Biren Technology subiu em sua estreia nas negociações de Hong Kong. A Baidu se recuperou depois que sua unidade de chips de IA solicitou confidencialmente um IPO. Enquanto isso, a DeepSeek publicou um artigo descrevendo uma abordagem mais eficiente para o desenvolvimento de IA.

As ações asiáticas tiveram seu melhor início de ano desde 2012.

Os contratos do Stoxx 600 e do S&P 500 da Europa também subiram.

O rendimento dos títulos do Tesouro de 30 anos subiu para o nível mais alto desde o início de setembro, já que o otimismo sobre as perspectivas de crescimento dos EUA diminuiu a demanda por ativos portos.

A prata subiu 4%, enquanto o ouro também ganhou terreno.

As ações de tecnologia e a IA estiveram entre os temas mais dominantes de 2025, ajudando a impulsionar as ações para um terceiro ano de ganhos de dois dígitos. Mesmo assim, a incerteza sobre as perspectivas da política monetária dos EUA e as avaliações elevadas das empresas de tecnologia continuam sendo os principais riscos.

“O que estamos vendo hoje é uma continuação da alta das ações, com a IA e a tecnologia novamente na vanguarda”, disse Tim Waterer, analista-chefe de mercado da KCM Trade.

“Os traders ainda estão em um clima de compra, com muitos dos temas de alta de 2025 sendo levados adiante em 2026.”

A empresa de pesquisa de mercado Bespoke Investment Group advertiu contra a expectativa de um desempenho sólido do mercado durante o primeiro dia de negociação do novo ano.

Desde 1953, a variação média do S&P 500 para iniciar um novo ano foi uma queda de 0,3%, com ganhos em menos da metade das vezes, de acordo com uma nota da Bespoke. O mercado de ações também foi negociado em baixa no primeiro dia de negociação de cada um dos últimos três anos, segundo a nota.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de sexta-feira (2 de janeiro):

- Nova IPO de IA. A unidade de chips de inteligência artificial da Baidu entrou com um pedido confidencial de oferta pública inicial em Hong Kong. Decisão dá início ao que se espera ser um ano movimentado para listagens de empresas que apoiam as ambições tecnológicas da China.

- Recuperação da Samsung. As ações da empresa sul-coreana tiveram sua maior valorização em cerca de seis meses, depois que seu co-CEO declarou que “a Samsung está de volta”. Declaração alimenta expectativa de que a empresa possa fornecer produtos à Nvidia.

- Fusão fast food. Duas operadoras de franquias de restaurantes KFC e Pizza Hut na Índia concordaram em se fundir em um acordo de troca de ações no valor de cerca de US$ 933 milhões para aumentar a receita e reduzir os custos.

🔘 As bolsas na quarta (31/12): Dow Jones Industrials (-0,63%), S&P 500 (-0,74%), Nasdaq Composite (-0,76%), Stoxx 600 (-), Ibovespa (-)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Sem contato humano: Localiza reduz filas e acelera ganho de escala com digitalização