Bloomberg — As ações globais recuaram em um dia de negociações frágeis depois que uma venda de criptomoedas levou a uma ampla retirada de ativos de risco na sessão anterior.
Os futuros do S&P 500 caíram 0,1%, com um tom cauteloso prevalecendo no início do que normalmente é um mês forte para as ações. O Stoxx 600 da Europa teve pouca alteração. Um indicador de ações asiáticas subiu cerca de 0,5% antes de reduzir o avanço.
O bitcoin registrou um pequeno ganho em meio a uma sessão agitada, depois de cair mais de 5% na segunda-feira.
A demanda sólida no último leilão de títulos de 10 anos do Japão do ano ajudou a estabilizar os mercados de dívida global, depois que a especulação de um aumento da taxa de juros do Banco do Japão perturbou as negociações no dia anterior.
A cautela segue um início de dezembro instável nos mercados globais, depois que a venda de criptomoedas e os sinais hawkish do BOJ estimularam a aversão ao risco. As atenções agora se voltam para o Federal Reserve, com os formuladores de políticas se reunindo na próxima semana e seus colegas japoneses na semana seguinte.
“Para investidores de longo prazo como nós, eu diria que, na ausência de qualquer catalisador importante, é preciso esperar para ver até a reunião do Fed”, disse Karen Georges, gestora de fundos da Ecofi Investissements em Paris.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de terça-feira (2 de dezembro):
- EUA avançam em chips. O Departamento de Comércio dos EUA concordou em investir até US$ 150 milhões na xLight, startup de tecnologia de chips ligada ao ex-CEO da Intel Pat Gelsinger. O acordo amplia o alcance do governo no setor de chips.
- Apple muda rumos em IA. O chefe de inteligência artificial da Apple, John Giannandrea, vai deixar o cargo de vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia após a dificuldade da empresa de avançar na IA generativa.
- Avanço do banco do Brics. A Indonésia destinará US$ 1 bilhão para o Novo Banco de Desenvolvimento, liderado pelo Brics, para financiar projetos de desenvolvimento sustentável e aumentar os laços do país com o grupo de nações em desenvolvimento.
🔘 As bolsas na segunda-feira (1º/12): Dow Jones Industrials (-0,68%), S&P 500 (-0,53%), Nasdaq Composite (-0,38%), Stoxx 600 (-0,20%), Ibovespa (-0,29%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Werthein lança holding, elege Brasil como prioridade e avalia data center no país