Ações globais operam em alta após pausa nas tarifas entre EUA e China por 90 dias

“A diminuição das tensões foi muito mais significativa do que o mercado esperava”, disse Benedicte Lowe, estrategista de ações e derivativos do BNP Paribas, à Bloomberg TV

Por

Bloomberg — As ações globais operam em alta nesta segunda-feira (12) após EUA e China terem concordo em reduzir temporariamente as tarifas sobre os produtos um do outro, o que desencadeou uma onda de otimismo entre os investidores.

O índice Stoxx Europe 600 avançava 0,9% às 10h42 em Paris, com os setores de mineração, consumo e automóveis liderando os ganhos. As ações do setor de saúde foram as que mais ficaram para trás.

O índice pan-europeu teve um desempenho inferior ao forte rali dos futuros das ações nos EUA nesta segunda-feira, à medida que alguns investidores questionavam a sustentabilidade de novos avanços com base nas notícias positivas sobre comércio.

“A diminuição das tensões foi muito mais significativa do que o mercado esperava”, disse Benedicte Lowe, estrategista de ações e derivativos do BNP Paribas Markets 360, à Bloomberg TV.

“Nos próximos dias, espero um ambiente positivo para os mercados globais de ações.”

Os contratos do S&P 500 dispararam 2,6%, enquanto os futuros do Nasdaq 100 saltaram 3,5%.

“Agora a grande questão para os investidores é se devem vender com a notícia”, disse David Kruk, chefe de operações da La Financière de L’Echiquier.

“Para quem estava pessimista desde o anúncio das tarifas, isso representa uma operação dolorosa: não há mais quedas para aproveitar, então, se você não estava investido, agora é muito difícil entrar.”

Washington anunciou um acordo comercial com o Reino Unido na semana passada, e o tom positivo das conversas do fim de semana entre EUA e China elevou as esperanças de novos avanços.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (12 de maio):

- CATL vai ao mercado. A gigante chinesa de baterias para veículos elétricos pretende levantar até US$ 5,3 bilhões, segundo documento de listagem divulgado nesta segunda-feira. O preço final das ações pode ser definido já na terça-feira, e a estreia dos papéis está prevista para 20 de maio.

- Farmacêuticas em alerta. As ações de empresas farmacêuticas caíram depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende reduzir os preços de medicamentos prescritos no país, o que gerou preocupações quanto ao impacto nos lucros do setor.

- Ouro em queda. Os preços do metal precioso caíram até 3,2%, sendo negociados em torno de US$ 3.220 por onça, após o anúncio de pausa das tarifas entre EUA e China. Segundo dados da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), os investidores já vinham reduzindo as apostas em alta do ouro.

🔘 As bolsas na sexta (09/05): Dow Jones Industrials (-0,29%), S&P 500 (-0,09%), Nasdaq Composite (+0,01%), Stoxx 600 (+0,43%), Ibovespa (+0,21%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.