A reação da indústria às ‘blusinhas’ asiáticas

Também no Breakfast: JD Vance cobra moderação da China nas tarifas | Rincon Escondido supera incertezas | Intel acelera retomada com novos chips

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Consumo consciente, mas acessível. Em um contexto de avanço agressivo das importações de roupas no Brasil, provenientes principalmente de grandes marketplaces asiáticos como Shein, Shopee e Aliexpress, indústrias nacionais apostam em inovação com apelo à sustentabilidade para fidelizar o consumidor brasileiro.

As estratégias vão desde reúso de água no processo produtivo até calça jeans com algodão reciclado. Para executivos ouvidos pela Bloomberg Línea, o plano também passa pela conscientização do consumidor.

A Riachuelo, por exemplo, desenvolveu recentemente sua maior linha de jeans produzida com algodão reciclado.

Para esta primeira coleção, a marca reaproveitou 9,4 toneladas de aparas têxteis, que se transformaram em mais de 420 mil peças. O jeans foi feito com cerca de 25% de algodão reciclado e 75% de algodão “ABR” (Algodão Brasileiro Responsável).

Apesar do volume pequeno, esta é uma linha fixa, diferentemente da primeira iniciativa da marca no ano passado, de oito mil peças. “Conseguimos escalar significativamente o volume de peças da nossa coleção circular”, disse Taciana Abreu, diretora de sustentabilidade da Riachuelo.

⇒ Leia mais: Na Shopee, entrega rápida e lojas oficiais reforçam estratégia para avançar no Brasil

No radar dos mercados

As ações dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (13), após o presidente Donald Trump suavizar suas ameaças contra Pequim.

- Demissões da Casa Branca. Trump iniciou uma demissão em massa de cerca de 4.100 funcionários federais durante o shutdown do governo. A medida afeta órgãos como Tesouro, Comércio e Saúde e aprofunda o impasse sobre o orçamento federal. Sindicatos classificam as demissões como ilegais e politicamente motivadas.

- Impeachment no Peru. O Congresso destituiu a presidente peruana Dina Boluarte. José Jerí, chefe do parlamento, assumiu o cargo e deverá completar o mandato até 2026. O impeachment de Boluarte, envolvida em escândalos e investigações, marca a oitava saída forçada de um presidente do país em uma década.

- Cessar-fogo em Gaza. O Hamas libertou 20 reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza, após um acordo mediado pelos Estados Unidos no fim da semana passada. O acordo prevê também a devolução dos corpos dos reféns mortos e busca encerrar o conflito de dois anos na região.

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas na sexta-feira (10/10): Dow Jones Industrials (-1,9%), S&P 500 (-2,71%), Nasdaq Composite (-3,56%), Stoxx 600 (-1,25%), Ibovespa (-0,73%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

JD Vance diz esperar que a China ‘escolha o caminho da razão’ sobre tarifas

Churrasco e planilha: como 2 executivos fizeram o Rincon Escondido driblar incertezas

BYD investiu US$ 1 bi em monotrilhos. Mas o retorno ainda não saiu do papel

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Intel avança em plano de retomada com nova geração de chips para superar rivais | Riedel se apoia em degustações para ampliar uso de taças de cristal de luxo no Brasil

• Opinião Bloomberg: ‘Bazuca financeira’ de Trump mostra compromisso dos EUA com Milei antes de eleições

• Para não ficar de fora: Como o mercado imobiliário deixou de ser o porto seguro da economia do Canadá

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)