Bloomberg Línea — O tenista brasileiro João Fonseca, aos 19 anos e dois meses de idade, ganhou o principal título de sua curta carreira como profissional neste domingo (26) ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0 na final do ATP 500 de Basel, na Suíça.
Fonseca, que tem sido apontado por ex-jogadores e alguns dos melhores do mundo como uma das maiores promessas do tênis, conquistou assim o seu segundo torneio da série ATP em seu ano inicial no principal circuito do mundo.
Em fevereiro, ele já havia vencido o ATP 250 de Buenos Aires, no saibro. Desta vez, a conquista veio na quadra dura coberta, ou seja, em superfície e condições diferentes, o que indica a versatilidade do seu jogo.
O título vai alçar o brasileiro para o melhor ranking de simples de sua carreira: da atual 46ª posição para a 28ª na lista que será divulgada na segunda-feira (27).
No fim de 2024, ele era o 145º colocado; e, um ano antes, o 727º do mundo.
Leia mais: De João Fonseca a corredores: como a On entrou na disputa das marcas no Brasil
Fonseca levará um prêmio de € 471.823 (cerca de R$ 3 milhões ao câmbio atual) pelo título inédito, em que se tornou o segundo vencedor mais jovem da história do tradicional torneio, disputado desde 1970. E o terceiro mais jovem campeão de um ATP 500 desde o lançamento dessa categoria de torneios em 2009.
“É uma loucura. Quero agradecer à minha família e aos meus treinadores, que me ajudaram a alcançar esse feito incrível”, disse Fonseca, segundo o site da ATP.
“Meus pais acabaram de vir do Brasil. Eles estavam indo para Paris [para o Masters 1000 que começa nesta semana e onde Fonseca também jogará] e mudaram os voos, chegando aqui uma hora antes da partida com meus tios. É simplesmente incrível tê-los aqui para o maior título da minha carreira. É um prazer jogar este esporte e este torneio, e estou muito feliz.”
Leia mais: João Fonseca avança como sensação do tênis e atrai marcas de On e Rolex à XP
Foi também o torneio mais importante do circuito masculino de tênis vencido por um brasileiro desde a conquista de Gustavo Kuerten no Master 1000 de Cincinnati em 2001.
O suíço Roger Federer é o maior vencedor da história do torneio de Basel, tendo sido campeão dez vezes da competição em seu país natal.
Federer, considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos, tem indiretamente uma ligação com Fonseca. Isso porque que o brasileiro tem como um de seus patrocinadores a On, marca suíça de calçados e roupas esportivas que tem o suíço como um de seus principais investidores.
A Rolex e a Yonex, além da XP Inc. , são outros patrocinadores de Fonseca.
- Em atualização.
Leia também
Na disputa pelo cliente PJ e de alta renda, Itaú expande a fronteira até Miami