Tarifas de Trump entrarão em vigor em 1º de agosto, diz secretário de Comércio

Howard Lutnick sinalizou neste domingo uma margem de manobra para os parceiros comerciais dos EUA depois do prazo de 9 de julho previamente estabelecido pelo presidente, mas ainda não há comunicado oficial da Casa Branca

Por

Bloomberg — As tarifas do presidente Donald Trump para todos os países entrarão em vigor em 1º de agosto, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick, sinalizando uma certa margem de manobra para os parceiros comerciais dos EUA que na prática estende o prazo de 9 de julho previamente estabelecido pelo presidente.

“Acho que a maioria dos países já terá feito as negociações até 9 de julho [quarta-feira], seja por meio de uma carta ou de um acordo”, disse Trump a jornalistas neste domingo (6), antes de embarcar no Air Force One para voltar a Washington após um fim de semana em Nova Jersey.

Ele sugeriu que as cartas com aumentos iminentes de tarifas começarão a ser enviadas na segunda-feira (7) e “algumas serão enviadas na terça-feira [dia 8]”.

Leia também: Em negociação comercial, Trump pressiona o Japão e ameaça tarifa de 35%

“Também fizemos acordos, portanto teremos uma combinação de cartas e alguns acordos já foram feitos”, disse Trump. Ele não especificou nenhum país ou grupo, como a União Europeia, em nenhuma das categorias.

“As tarifas entram em vigor em 1º de agosto, mas o presidente está definindo as taxas e os acordos neste momento”, disse Lutnick ao lado de Trump.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

UE estuda aceitar tarifa universal de Trump, mas busca isenções para aviões e metais