Bloomberg — As tarifas do presidente Donald Trump para todos os países entrarão em vigor em 1º de agosto, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick, sinalizando uma certa margem de manobra para os parceiros comerciais dos EUA que na prática estende o prazo de 9 de julho previamente estabelecido pelo presidente.
“Acho que a maioria dos países já terá feito as negociações até 9 de julho [quarta-feira], seja por meio de uma carta ou de um acordo”, disse Trump a jornalistas neste domingo (6), antes de embarcar no Air Force One para voltar a Washington após um fim de semana em Nova Jersey.
Ele sugeriu que as cartas com aumentos iminentes de tarifas começarão a ser enviadas na segunda-feira (7) e “algumas serão enviadas na terça-feira [dia 8]”.
Leia também: Em negociação comercial, Trump pressiona o Japão e ameaça tarifa de 35%
“Também fizemos acordos, portanto teremos uma combinação de cartas e alguns acordos já foram feitos”, disse Trump. Ele não especificou nenhum país ou grupo, como a União Europeia, em nenhuma das categorias.
“As tarifas entram em vigor em 1º de agosto, mas o presidente está definindo as taxas e os acordos neste momento”, disse Lutnick ao lado de Trump.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
UE estuda aceitar tarifa universal de Trump, mas busca isenções para aviões e metais