Otan aponta risco de sanções contra Brasil, China e Índia por comércio com a Rússia

Secretário-geral do bloco, Mark Rutte, mencionou a possibilidade de sanções secundárias dos EUA para que países pressionem Putin a concordar com um cessar-fogo com a Ucrânia

Por

Bloomberg — O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, alertou que o Brasil, a China e a Índia enfrentarão sanções secundárias dos EUA, se a Rússia não negociar um acordo de paz com a Ucrânia, e disse que eles deveriam pressionar o presidente Vladimir Putin a concordar com um cessar-fogo.

“Meu incentivo a esses três países, em particular, é que se o você mora em Pequim ou em Nova Délhi, ou se é o presidente do Brasil, talvez queira dar uma olhada nisso, porque isso pode atingi-lo com muita força”, disse Rutte a repórteres na terça-feira (15).

“Então, por favor, faça uma ligação para Vladimir Putin e diga a ele que precisa levar a sério as negociações de paz, porque, caso contrário, o Brasil, a Índia e a China serão atingidos de forma maciça”, disse ele.

Leia também: Trump ameaça tarifa de 100% sobre Rússia se não houver cessar-fogo em 50 dias

Os comentários de Rutte esclareceram o possível resultado depois que o presidente Donald Trump anunciou na segunda-feira que estava dando a Putin 50 dias para entrar em negociações de paz com a Ucrânia ou enfrentar o que ele chamou de “tarifas secundárias” de 100%, bem como sanções secundárias. Essas penalidades têm como alvo os países que fazem negócios com as nações sancionadas.

Trump não mencionou o Brasil, a China ou a Índia, mas esses são três países que continuaram a comprar petróleo e derivados russos nos anos desde que as forças de Putin invadiram a Ucrânia em 2022. Os senadores dos EUA estão pressionando por um projeto de lei que exige tarifas de 500% sobre os países que fazem negócios com a Rússia.

“Continuaremos a pressionar para que o senador Graham e meu projeto de lei de sanções contra a Rússia tenham penalidades ainda mais duras para impedir que Índia, China, Brasil e outros alimentem a máquina de guerra de Putin”, escreveu o senador Richard Blumenthal, democrata de Connecticut, no X na segunda-feira sobre seu projeto de lei e o do senador Lindsey Graham. “A ação do Congresso envia uma poderosa mensagem de apoio”.

Leia também: Musk diz que EUA deveriam sair da Otan e parar de pagar pela defesa da Europa

Qualquer medida desse tipo complicaria as negociações dos EUA com a Índia e a China. A Índia está se aproximando de um acordo que prevê 20% das chamadas taxas recíprocas sobre a nação do sul da Ásia antes que um acordo final seja alcançado no outono. Os laços dos EUA com a China, por sua vez, parecem estar em alta depois que as duas maiores economias do mundo chegaram a uma trégua comercial em maio.

Veja mais em bloomberg.com