Mester diz que Fed pode manter juros estáveis e que não há pressa para cortar

Presidente do Fed Bank de Cleveland, Loretta Mester, disse que espera que a inflação caia ainda mais, mas que deseja ver mais dados para ganhar confiança

A presidente do Fed Bank de Cleveland, Loretta Mester, que vota no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc)
Por Catarina Saraiva
18 de Abril, 2024 | 09:07 AM

Bloomberg — A presidente do Federal Reserve Bank de Cleveland, Loretta Mester, disse que a política monetária está em um bom lugar, acrescentando que o banco central americano não deve ter pressa em cortar as taxas de juros.

Mester disse que espera que a inflação caia ainda mais, mas que deseja ver mais dados para ganhar confiança de que o indicador está voltando para a meta de 2% do Fed. Uma economia forte e um mercado de trabalho robusto estão dando ao BC americano espaço para ser paciente com a política, disse ela.

“Ainda espero que a inflação diminua, mas acho que precisamos ficar atentos e coletar mais informações antes de tomarmos uma ação definitiva“, disse Mester na quarta-feira (17) em um evento em Chagrin Falls, Ohio.

Leia também: Do Brasil à China: o dilema que Jerome Powell cria para os bancos centrais

PUBLICIDADE

No início deste mês, Mester disse estimar três cortes nas taxas como provavelmente apropriados neste ano, mas indicou na época que era uma “decisão difícil”.

Funcionários do Fed disseram que não têm pressa em começar a reduzir os juros, que estão em uma faixa de 5,25% a 5,5% desde julho. Dados de inflação mais altos do que o esperado nos primeiros três meses deste ano aumentaram a preocupação de que possa levar mais tempo do que se pensava anteriormente para voltar à meta de 2% do Fed.

Esses dados também levaram a uma mudança no tom pelo presidente Jerome Powell no início desta semana. Ele disse na terça-feira (16) que é adequado dar mais tempo para a política funcionar, acrescentando que o Fed pode manter as taxas estáveis “pelo tempo que for necessário” caso as pressões de preços persistam.

PUBLICIDADE

Mester é votante no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) deste ano, mas deixará o cargo no final de junho.

Veja mais em bloomberg.com