EUA declaram emergência no Texas com nevasca e acionam energia até de data center

Departamento de Energia acionou medida excepcional que permite uso de energia de reserva de diferentes fontes diante da tempestade de inverno de rara ocorrência, com gelo, neve e temperaturas abaixo dos 10º C negativos

Por

Bloomberg — O Departamento de Energia dos Estados Unidos declarou emergência de energia no Texas no sábado (24), quando uma grande tempestade de inverno estava prestes a testar a rede elétrica do estado, com gelo, neve e temperaturas previstas para ficar abaixo de 10º C negativos.

A ordem, assinada pelo secretário de Energia, Chris Wright, autoriza o operador da rede do estado a implantar a geração de backup em data centers e outras instalações importantes, “devido a um aumento repentino na demanda, uma escassez de energia elétrica e uma escassez de instalações para a geração de energia elétrica”.

“Esse nível extremo de demanda gera um risco significativo de condições de emergência que podem comprometer a confiabilidade elétrica e a segurança pública”, escreveu o operador da rede, o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas, ao solicitar a ação de emergência no sábado.

Leia mais: Meta fecha compra de energia nuclear para data center. Ações do setor disparam

Mais de 175 milhões de pessoas enfrentarão neve, chuva, granizo e gelo durante o fim de semana, dado que o frio recorde nas regiões central e leste alimenta a maior tempestade de inverno da temporada atual.

No Texas, cerca de 50.000 clientes ficaram sem energia até as 23h19 de sábado,no horário de Nova York, de acordo com o site PowerOutage.com.

A tempestade deve ser um dos maiores testes da rede elétrica do estado desde o colapso mortal durante um congelamento em fevereiro de 2021 que matou mais de 240 pessoas e paralisou todo o estado.

O Departamento de Energia alertou os operadores de rede na sexta-feira (23) para estarem preparados para disponibilizar energia de reserva antes da tempestade, inclusive de data centers, uma medida comum para instalações que normalmente não fornecem energia para a rede.

O Midcontinent Independent System Operator (MISO) - que gerencia uma rede elétrica que se estende dos Grandes Lagos até a Costa do Golfo - reduziu seu nível de alerta de emergência energética para 1 no final do sábado.

No início do dia, ele estava em EEA2, em um esforço para reforçar as reservas à medida que as condições pioravam.

A EEA2 geralmente é acionada quando as reservas operacionais continuam a diminuir, o que significa que a MISO enfrenta uma escassez de energia e precisa reduzir a demanda.

Leia mais: ‘Seca de ventos’ na Europa leva a uma corrida por hedge no setor elétrico

A PJM Interconnection, outra grande rede dos EUA, solicitou ao Departamento de Energia uma ordem que permitisse que todos os geradores em sua área de cobertura de 13 estados operassem com capacidade máxima além dos limites de emissões o mais rápido possível, de acordo com uma carta na noite de sábado.

A PJM disse que já forneceu até 3 gigawatts durante o nível de emergência da rede vizinha MISO no sábado.

Embora a PJM tenha dito que “está otimista quanto ao desempenho de sua geração”, a tendência é que as interrupções cheguem a 30 gigawatts.

-- Com a colaboração de Naureen S. Malik.

Mais histórias como esta estão disponíveis em bloomberg.com

©2026 Bloomberg L.P.