Bessent e Hassett, cotado ao Fed, atacam BC e dizem que ‘extrapolou’ o seu mandato

Kevin Hassett, um dos principais assessores econômicos de Trump, disse que o banco central dos EUA teria colocado independência e credibilidade em risco ao expandir além de seu mandato, em linha com crítica do secretário do Tesouro

Por

Bloomberg — Kevin Hassett, um dos principais candidatos à presidência do Federal Reserve, disse que o banco central dos EUA colocou sua independência e credibilidade em risco ao expandir-se além de seu mandato, sem dizer do que se trata.

“A questão é: o atual banco central tem sido tão independente quanto gostaríamos, tão transparente quanto gostaríamos?” disse, Hassett, um dos principais assessores econômicos da Casa Branca, neste domingo (7) em programa da CBS. “E acho que há alguma controvérsia sobre isso”.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, que conduz a busca para substituir o presidente do Fed, Jerome Powell, a partir de maio de 2026 escreveu em um artigo de opinião no Wall Street Journal na sexta-feira (5) que o que classificou de “expansão” da presença do Fed “obscureceu as linhas entre as políticas monetária e fiscal” e pediu que o banco central se concentrasse em seu mandato estatutário.

Leia mais: Lisa Cook ganha apoio de 600 economistas, incluindo ganhadores do Nobel

Hassett - que o presidente Donald Trump identificou como um dos três principais candidatos à presidência do Fed - disse que endossava as afirmações de Bessent, mas disse que não tem um plano para reformular a instituição no momento.

Separadamente, Hassett disse à CBS que os dados do Bureau of Labor Statistics precisam ser melhorados e modernizados para reforçar a credibilidade e a transparência da instituição.

Trump demitiu a chefe do bureau no mês passado depois que a agência de estatísticas revisou para baixo os números do criação de empregos em maio e junho, o que mostrou uma fraqueza maior da economia americana.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Campos Neto: juro longo dos EUA seguirá sob pressão se não houver corte de gasto

Bessent ‘segue’ Trump e diz que Fed deveria reduzir os juros em até 1,75 ponto

©2025 Bloomberg L.P.