Bloomberg — A Netflix obteve os direitos globais de streaming dos filmes da Sony após o término de sua exibição nos cinemas, o que deve acrescentar mais lançamentos de um dos maiores estúdios de Hollywood a seu catálogo.
Um acordo plurianual anunciado na quinta-feira (15) amplia uma parceria que as empresas firmaram em 2021.
Esse acordo concedeu à Netflix os direitos de exibição dos filmes da Sony nos EUA após o lançamento nos cinemas e depois de estarem disponíveis para compra ou aluguel on-line, bem como os direitos na Alemanha e em partes da Ásia.
Os filmes da Sony começarão a aparecer gradualmente na Netflix em todo o mundo no final deste ano, à medida que os direitos de cada território se tornarem disponíveis, disseram as empresas em um comunicado, com a implementação completa no início de 2029.
Leia também: Netflix estuda mudar proposta pela Warner para oferta 100% em dinheiro, dizem fontes
Como parte do acordo, a Netflix também poderá licenciar filmes e séries de TV selecionados da biblioteca da Sony, que inclui franquias de sucesso como Homem-Aranha e Jumanji.
O acordo reforça a linha de filmes de cinema da Netflix - uma lista que pode crescer ainda mais se a empresa de streaming adquirir as operações de estúdio da Warner Bros. Discover. Ela está competindo com a Paramount Skydance com ofertas pela Warner.
Em 2024, a Netflix ampliou um acordo com a NBCUniversal, da Comcast, o que acrescentou direitos de transmissão de filmes a um acordo para animação das divisões DreamWorks e Illumination do estúdio.
A partir de 2027, os filmes da Universal Pictures e da Focus Features, que incluem franquias como Velozes e Furiosos e Jurassic Park, aparecerão na Netflix “no máximo oito meses após o lançamento nos cinemas”, disseram as empresas na ocasião.
Leia também: Conselho da Warner rejeita oferta da Paramount e vê certeza em M&A com Netflix
A Netflix divulga os resultados financeiros do quarto trimestre em 20 de janeiro. A empresa encerrou 2024 com 301,6 milhões de assinantes. O acordo anterior com a Sony incluía o compromisso de produzir filmes originais para o serviço de streaming.
Se a Netflix for bem-sucedida em sua aquisição da Warner, ela deterá os direitos pós-cinema de filmes da Sony, Universal, Warner e do estúdio independente A24, que atualmente tem um acordo com o serviço de streaming HBO Max, da Warner.
Veja mais em bloomberg.com