Bloomberg — O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse que planeja concorrer a um quarto mandato nas eleições de 2026.
“Eu vou concorrer a um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso a vocês porque nos encontraremos muitas outras vezes”, disse o líder brasileiro durante um discurso em Jacarta ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
“Este mandato só termina em 2026, no final do ano, mas estou pronto para concorrer em outras eleições e trabalhar para tornar a relação entre a Indonésia e o Brasil realmente valiosa.”
Leia também: Trump e Lula articulam reunião na Malásia para tratar de tarifas comerciais
O anúncio era amplamente esperado, embora o presidente - que cumpriu dois mandatos como líder do país, de 2003 a 2010 - tenha dito anteriormente que só tentaria a reeleição se continuasse saudável.
A popularidade de Lula tem aumentado desde sua resposta dura às tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros e ocorre em meio à ausência de um candidato claro da ala direita do país. O ex-presidente Jair Bolsonaro - que foi condenado no mês passado por planejar um golpe e está em prisão domiciliar - não indicou um sucessor.
Ele também intensificou sua retórica de ricos contra pobres, argumentando que os brasileiros mais ricos, assim como as fintechs e as empresas de apostas, deveriam pagar mais impostos.
Nos últimos meses, Lula tem preparado o terreno para outra campanha, cruzando o país e promovendo iniciativas como a isenção do imposto de renda para aqueles que ganham até 5.000 reais e um programa de reforma de casas destinado a famílias de baixa renda.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Trump e Lula articulam reunião na Malásia para tratar de tarifas comerciais