Bloomberg — A Nespresso, da Nestlé, nomeou um novo executivo-chefe para a América do Norte, preenchendo uma vaga criada por uma remodelação de líderes na empresa controladora após um escândalo no início deste ano.
O novo executivo, Jean-Christophe Jaunin, começará a trabalhar em 1º de janeiro no cargo, que foi ocupado mais recentemente por Alfonso Gonzalez Loeschen.
Com sede na Suíça, a Nespresso fabrica máquinas de café e cápsulas de uso único, e é uma unidade da empresa de alimentos da Nestlé, que também produz os chips de chocolate Toll House e as refeições congeladas Lean Cuisine.
A remodelação executiva teve início em setembro, quando Laurent Freixe, o líder anterior da Nestlé, foi demitido por esconder um relacionamento amoroso com um subordinado.
Leia também: Novo CEO da Nestlé defende ‘mudança’ e corta 16.000 vagas em estratégia de recuperação
A diretoria escolheu o então CEO da Nespresso, Philipp Navratil, para liderar a maior empresa de alimentos do mundo e nomeou Loeschen para sucedê-lo no negócio de café. A reorganização da Nestlé coincide com uma reforma mais ampla do setor cafeeiro dos EUA.
Neste verão, a Keurig Dr Pepper concordou em comprar a JDE Peet’s e se dividiu em duas entidades separadas. Uma empresa se concentrará em bebidas frias, enquanto a outra combinará mais de 50 marcas de café e chá, fortalecendo sua capacidade de desafiar o domínio global da Nestlé no setor de café, de acordo com analistas.
Enquanto isso, a maior cadeia de cafeterias da China, a Luckin Coffee, está considerando fazer uma oferta pela Blue Bottle Coffee da Nestlé para aumentar seu perfil e expandir-se no segmento de cafés premium, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.
Jaunin, o novo CEO da Nespresso da América do Norte, trabalhou na Nestlé por quase 20 anos em diferentes regiões do mundo, incluindo Ásia e América do Norte. Mais recentemente, ele foi o diretor global de clientes e tecnologia da Global Nespresso.
Jaunin chega em um momento em que o setor está lutando contra o aumento dos custos do café e do cacau. A Nespresso está intensificando sua estratégia de varejo nos EUA. Em dezembro, a empresa abriu uma loja principal de 14.000 pés quadrados na cidade de Nova York, seu maior espaço de varejo em todo o mundo.
Leia também: Cacau brasileiro sustentável ganha tração na Nestlé. E com mais produção e lucros
“A Nespresso New York City Flagship não é apenas um local de varejo; ela incorpora nosso compromisso reforçado de alinhar a marca com a cultura do café”, disse Jaunin em um comunicado.
“Estamos ansiosos para nos tornarmos o destino preferido dos amantes do café em Nova York e além.”
-- Com a ajuda de Ilena Peng.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
‘Cadeia sustentável é questão de sobrevivência para a Nestlé’, segundo CEO no Brasil