A inteligência artificial, embora seja um tema relevante e totalmente atual em nosso cotidiano, afinal, em praticamente toda pesquisa que realizamos na internet nos inclinamos a utilizá-la, segue um caminho distinto quando analisamos sua adoção no mercado corporativo. A IA está transformando a forma como as empresas operam, mas, no Brasil, a adoção ainda é incipiente.
Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS, afirma que muitas empresas ainda têm dificuldades em aplicar a IA em suas operações, mas que é importante entender que a aplicação desta tecnologia exige processos e um trabalho árduo de governança e dados.
“A inteligência artificial pode ser um divisor de águas para a produtividade das empresas, não é questão de modismo. Mas, para extrair valor real, é preciso tratar a tecnologia como parte da estratégia do negócio. A IA traz a oportunidade das empresas repensarem seus processos e ampliarem sua capacidade de gerar valor para todos os stakeholders. O caminho para as empresas obterem ganhos reais passa dados estruturados, sistemas atualizados e investimento em nuvem, além de uma liderança comprometida com a inovação.”, afirma Dennis.
As empresas precisam se conscientizar de que a IA é uma realidade positiva e promissora, capaz de contribuir em pontos fundamentais para seu crescimento. No entanto, adotar essa tecnologia em sua estrutura exige preparo e um olhar atento para o próprio negócio.
De acordo com uma pesquisa realizada pela TOTVS, em parceria com a H2R Insights & Trends, de 194 organizações avaliadas, metade ainda não utilizava essa tecnologia de forma estruturada, e apenas 7% conseguiam mensurar o retorno dos investimentos (ROI) em IA.
Herskowicz afirma que o principal objetivo da IA nos negócios é tornar os profissionais mais produtivos e estratégicos. “Mais do que implementar ferramentas, o grande desafio é mudar a forma como se toma decisões. A IA é um caminho para ampliar o olhar estratégico, automatizar o que é repetitivo e liberar as pessoas para pensar o negócio de forma mais inteligente. O uso da IA precisa estar conectado à estratégia e aos indicadores de cada empresa. Quando aplicada de forma direcionada, ela deixa de ser uma promessa tecnológica e se torna um ativo de crescimento e diferenciação competitiva”, explica o especialista.
Com expertise no assunto e profundo conhecimento do mercado nacional e de suas necessidades, a TOTVS investiu mais de R$3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos, liderando o movimento de aplicação da inteligência artificial a serviço da produtividade e da competitividade no Brasil. Estrategicamente, a empresa tem direcionado seu foco para a ampliação da IA dentro das organizações.
Um dos destaques é a criação da DTA — plataforma de aceleração de desenvolvimento de IA generativa, desenvolvida para acelerar o desenvolvimento e integração de funcionalidades baseadas em inteligência artificial aos sistemas e aplicações da TOTVS.
Além disso, em breve serão lançados os Agentes de IA TOTVS, que são sistemas que realizarão tarefas para otimizar a eficiência operacional. Esses agentes serão capazes de tomar decisões, executar ações e se adaptar ao contexto do negócio. Todos esses serviços estarão disponíveis para clientes da TOTVS Cloud, nuvem proprietária da TOTVS.
Baseados no conceito de TaaS: Task as a Service, esses serviços foram estrategicamente desenvolvidos para democratizar o acesso à inteligência artificial em diversas áreas da empresa. A jornada vai desde soluções mais básicas até implementações mais avançadas e estratégicas, sempre considerando as reais necessidades do negócio, o conhecimento técnico disponível e as demandas específicas de cada equipe. Por meio do desenvolvimento de agentes personalizados, é possível oferecer suporte inteligente de forma escalável, acessível e alinhada aos objetivos organizacionais.
A TOTVS acredita que a adoção definitiva da Inteligência Artificial será o próximo grande avanço para as empresas brasileiras. “Já estamos contribuindo ativamente para esse movimento com nossos clientes com governança de dados, cloud e sistemas com versões cada vez mais focadas em inovação e produtividade. Tudo para que essa transformação aconteça de forma acessível, segura, efetiva, tornando o modelo de uso escalável e eficiente”, completa o CEO da TOTVS.