Bloomberg — A Nestlé anunciou a demissão de Laurent Freixe do cargo de CEO, apenas um ano desde que havia assumido, e a nomeação de Philipp Navratil como seu novo diretor executivo.
A medida ocorreu após a maior empresa de alimentos do mundo ter descoberto um relacionamento amoroso de Freixe com uma pessoa subordinada que não havia sido revelado anteriormente.
A saída de Freixe, que trabalhava na Nestlé desde 1986, ocorreu após uma investigação sobre um relacionamento que violou o Código de Conduta Empresarial da Nestlé, de acordo com um comunicado à imprensa na segunda-feira (1º).
“Em linha com as melhores práticas de governança corporativa, o Conselho ordenou uma investigação supervisionada pelo presidente do Conselho, Paul Bulcke, e pelo Diretor Independente Principal, Pablo Isla, com o apoio de um consultor jurídico externo independente”, disse a empresa no comunicado.
Leia também: CEO da Nestlé acelera plano de reestruturação e avalia venda de marcas de suplementos
“Esta foi uma decisão necessária”, disse Bulcke, de acordo com o comunicado. “Os valores e a governança da Nestlé são os fortes alicerces da nossa empresa. Agradeço a Laurent por seus anos de serviço”.
Navratil foi anteriormente vice-presidente sênior e chefe da Unidade de Negócios Estratégicos de Café, em que foi responsável pela estratégia global das marcas Nescafé e Starbucks.
Ele iniciou sua carreira na Nestlé em 2001 como auditor interno. Após ocupar diversos cargos comerciais na América Central, foi nomeado Gerente Nacional da Nestlé Honduras em 2009.
Ele assumiu o cargo na Nespresso em julho de 2024, divisão em que acelerou o crescimento e construiu um “forte impulso”, segundo o comunicado. Philipp Navratil ingressou no Conselho Executivo da Nestlé em 1º de janeiro de 2025.
“Sinto-me honrado pela confiança que o Conselho depositou em mim e é um privilégio assumir a responsabilidade de liderar a Nestlé rumo ao futuro”, disse o novo CEO da empresa.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Nestlé escolhe veterano do varejo para suceder Paul Bulcke como chairman em 2026