Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 4 de agosto

BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos; bancos de Wall St. perdem espaço na Europa diante de incertezas com tarifas e mais

Por

As ações globais operavam em alta nesta manhã de segunda-feira (4), com a expectativa de que o Federal Reserve entre em cena com cortes de juros após a divulgação, na sexta-feira, de dados abaixo do esperado sobre o mercado de trabalho dos EUA.

“Estamos comprados em correções e otimistas para os próximos 12 meses”, escreveram estrategistas de ações do Morgan Stanley liderados por Michael Wilson em uma nota.

“Acreditamos que o Fed eventualmente fará a transição para cortes. Sexta-feira pode ter sido o único movimento de baixa por ora — até que novos dados fracos de emprego ou de crescimento comecem a surgir.”

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (4 de agosto):

1. BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos

A BP informou que fez sua maior descoberta em 25 anos em águas profundas ao largo do Brasil, o que representa uma vantagem para a grande petrolífera do Reino Unido, que busca reverter anos de baixo desempenho.

A companhia encontrou uma coluna de petróleo e gás estimada em 500 metros (1.640 pés) no bloco Bumerangue, na bacia de Santos, informou nesta segunda-feira (4). A descoberta se soma a outras realizadas este ano em Trinidad e Tobago, no Golfo do México e no Egito.

“Este é outro sucesso no que tem sido um ano excepcional até agora para nossa equipe de exploração”, disse a gigante da energia em um comunicado.

Leia também: BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos

“Nossa ambição é explorar o potencial de estabelecer um centro de produção material e vantajoso” no Brasil.

2. Bancos de Wall St. perdem espaço na Europa diante de incertezas com tarifas

À medida que o presidente dos EUA, Donald Trump, intensifica sua retórica contra os parceiros comerciais da Europa, as empresas de todo o continente têm mudado a estratégia.

Como resultado, algumas delas começaram a diversificar suas relações com os bancos, e tem deixado de lado os gigantes de Wall Street, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Isso tem se mostrado uma bênção para os principais bancos da Europa, que têm competido ativamente para conquistar esse negócio extra.

“Alguns participantes estão dizendo que é melhor recorrer a bancos de investimento europeus ou franceses para obter consultoria sobre financiamento ou fusões e aquisições”, disse Arnaud Petit, diretor administrativo da área de finanças corporativas do Edmond de Rothschild.

3. Mercados

Os contratos futuros do S&P 500 subiam 0,6%, após o índice registrar sua maior queda desde maio na sexta-feira.

Na Europa, o índice Stoxx 600 da Europa avançou cerca de 0,5%. O setor bancário liderou os ganhos depois que os credores do Reino Unido obtiveram uma vitória importante em um caso-chave sobre financiamento automotivo, com as ações do Lloyds Banking disparando mais de 7%.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Moraes manda Marcos do Val usar tornozeleira eletrônica após viagem aos EUA sem autorização

Folha de São Paulo: Narrativa da pauta-bomba não explica o aumento de gastos públicos, dizem especialistas

Valor Econômico: Mercado de trabalho aquecido faz crescer judicialização no país

O Globo: Após voltar dos EUA, Marcos do Val é alvo de operação da PF e põe tornozeleira eletrônica

5. Agenda

Brasil

  • 08:25: Pesquisa Focus
  • Caged (Emprego Formal) (Mil)

EUA

  • 11:00: Encomendas à Indústria (MoM % a.s.)

-- Com informações da Bloomberg News.