A sexta-feira (18) começa com investidores atentos a eventuais novos desdobramentos da disputa do governo de Donald Trump com o Brasil, depois do pronunciamento à Nação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de quinta-feira, em rede nacional de rádio e TV.
Nesta manhã, a Polícia Federal realizou uma ação que mira o ex-presidente Jair Bolsonaro, no âmbito de seu processo sob a acusação de tentativa de golpe de Estado, com mandados emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais: Em rede nacional, Lula chama tarifas de Trump de chantagem e cita ‘traidores da pátria’
O líder de direita terá que usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento noturno entre 19h e 7h da manhã e não poderá acessar redes sociais, segundo determinação do ministro Alexandre de Moraes.
No exterior, o sentimento é positivo nos mercados depois da divulgação de indicadores econômicos da economia americana mais fortes do que o projetado e de resultados corporativos - caso da Netflix - que igualmente vieram acima do consenso, em ambos os casos, sinalizando uma resiliência dos negócios.
⇒ Leia mais: Petrobras estuda voltar ao varejo de combustíveis para conter preços, diz fonte
Confira a seguir cinco destaques desta sexta-feira (18 de julho):
1. Lula ataca ‘chantagem’ de Trump
O presidente Lula ressaltou a separação dos Poderes e disse que ninguém está acima da lei, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de quinta.
Em discurso de cinco minutos, o presidente afirmou que responderá com diplomacia e multilateralismo às ameaças do governo Trump, que classificou de “chantagem inaceitável”.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo julgamento foi citado nas cartas recentes de Trump para justificar as tarifas, uma delas nesta quinta no fim da tarde, Lula disse que as instituições agem para proteger a sociedade da ameaça de discursos de ódio e que negam a ciência difundidos em redes sociais.
“No Brasil, ninguém — ninguém — está acima da lei. É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia, além de alimentar o ódio, violência e bullying entre crianças e adolescentes, em alguns casos levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas”, disse o presidente.
2. Sentimento positivo nos EUA
Investidores retomam o apetite a risco, o que levou o S&P 500 e o Nasdaq Composite a recordes de fechamento na quinta-feira.
Ontem foi divulgado que as vendas no varejo nos EUA em junho saltaram 0,6%, muito acima das projeções de 0,2% e uma reversão da queda de 0,9% em maio.
3. Mercados
Um avanço nas ações globais se estendeu neste começo de dia na sexta-feira (18), com a crescente confiança na resiliência da economia dos EUA e novos resultados corporativos que suportam um novo apoio ao apetite a risco.
O índice de referência das ações da Europa, o Stoxx 600, subiu cerca de 0,40%. Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 subiram 0,10%, depois que ambos os índices estabeleceram máximas de fechamento na quinta-feira (17).
O Bitcoin voltou a subir acima de US$ 120.000 depois que o Congresso dos EUA aprovou a primeira legislação federal para regulamentar stablecoins.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Bolsonaro é alvo de buscas da PF, vai usar tornozeleira e está proibido de acessar redes sociais
Folha de São Paulo: STF manda Bolsonaro usar tornozeleira eletrônica e PF cumpre mandado
Valor Econômico: Bolsonaro é alvo de operação da PF e passará a usar tornozeleira eletrônica
O Globo: Bolsonaro é alvo de buscas da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica
5. Agenda
EUA
- 9h30: Licenças para novas casas em junho
-- Com informações da Bloomberg News.