Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 8 de julho

Gerdau paralisa fundo para startups, dizem fontes; Samsung vê lucro cair 56% com pressão de restrição comercial dos EUA e mais

Por

As ações globais operavam em alta nesta manhã de terça-feira (8), após o governo Trump ter adiado a implementação das tarifas para 1º de agosto.

“Os mercados acionários estão focados nas notícias positivas”, disse Wolf von Rotberg, estrategista de ações do Bank J. Safra Sarasin.

“A Europa está trabalhando para garantir um quadro de acordos com os EUA, e o prazo de 9 de julho foi adiado por mais um mês. O mercado aprendeu a focar nos fatos mais do que nos discursos.”

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (08 de julho):

1. Gerdau paralisa fundo para startups, dizem fontes

A Gerdau está revisando as operações de seu fundo de corporate venture capital (CVC), o Gerdau Next Ventures, que foi criado em 2019 com capital comprometido de US$ 80 milhões, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg Línea.

Ao longo dos anos, a gigante do aço montou um portfólio que chegou a 11 startups investidas, negócios para os quais a empresa procura compradores no momento, segundo as mesmas fontes. As negociações estão a cargo da Primus Ventures, anteriormente conhecida como Catarina Capital.

Procurada pela Bloomberg Línea, a Gerdau enviou uma nota em que afirmou “revisar continuamente o portfólio de ativos de seu fundo de corporate venture capital (CVC) com o objetivo de gerar valor para seu negócio”.

⇒ Leia mais: Gerdau paralisa fundo de US$ 80 mi para startups e negocia portfólio, dizem fontes

Segundo as fontes, a decisão da empresa de paralisar o fundo está ligada a uma combinação de fatores, de erros na condução do veículo de investimento a mudanças no ciclo da indústria do aço, entre outros.

2. Samsung vê lucro cair 56% com pressão de restrição comercial dos EUA

O lucro da Samsung caiu pela primeira vez desde 2023, refletindo o aprofundamento das perdas de participação de mercado e as perspectivas da fabricante de chips de memória na era da IA.

A empresa relatou uma queda mais acentuada do que o previsto de 56% no lucro operacional do trimestre de junho, que culpou as baixas de estoque após as restrições dos EUA aos chips de IA chineses.

3. Mercados

Os futuros do S&P 500 subiram 0,1% após recuarem de uma máxima histórica na sessão anterior. As ações europeias mostraram pouca variação, enquanto um índice de ações asiáticas avançou.

Os títulos globais recuaram, com o rendimento dos Treasuries de 10 anos subindo dois pontos-base, para 4,40%. O dólar caiu 0,2%, retomando a tendência de baixa observada neste ano.

Até agora, a economia americana tem resistido às ameaças de uma escalada na guerra comercial global. A criação de empregos segue saudável, e o S&P 500 atingiu uma máxima histórica na semana passada.

“Tudo isso parece uma estratégia de negociação da Casa Branca”, disse Michael Brown, estrategista sênior da Pepperstone Group, em Londres. “Mas esse antigo pilar da tese altista pode se tornar muito mais frágil, quanto mais tempo persistir esse grau atual de volatilidade nas políticas.”

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Governo e oposição terão duelos com ida de 6 ministros ao Congresso e ‘99% contra 1%’ como temática

Folha de São Paulo: Brasil importa ‘capitalismo chinês’, com disputa agressiva em carros, tecnologia e serviços

Valor Econômico: Reajuste de plano de saúde acumula alta de até 383% na década e crescimento desacelera

O Globo: Juro alto eleva inadimplência de pequenas empresas, que buscam mais crédito para operar

5. Agenda

Zona do Euro

Brasil

  • 08:00: IPC-S (1a Quadrissemana) (MoM %)
  • 09:00: PMC: Vendas no Varejo (YoY %)

China

  • 22:30: PPI (YoY %)

-- Com informações da Bloomberg News.