Cinco coisas que você precisa saber para começar esta sexta-feira, 4 de julho

O crescimento do ‘MIT brasileiro’; Trump diz que começará a notificar países com tarifas e muito mais

Por

As ações globais operavam em queda nesta sexta-feira (4), após o presidente Donald Trump ter ameaçado antecipar novas tarifas comerciais antes do prazo da próxima semana. As bolsas americanas estão fechadas devido ao Dia da Independência.

Confira a seguir cinco destaques desta sexta-feira (04 de julho):

1. O crescimento do ‘MIT brasileiro’

No hall de entrada do Inteli, em São Paulo, um painel com cerca de três metros de altura traz uma lista de doadores que apoiam a instituição de ensino sem fins lucrativos idealizada por Roberto Sallouti e André Esteves.

Os doadores são indivíduos e famílias, além de empresas e fundações ligadas a alguns dos mais ricos empresários e executivos do país – alguns deles com patrimônio de bilhões de dólares.

Eles bancam bolsas de estudo para cerca da metade dos atuais 620 estudantes, em valores que, somados, chegam a R$ 500 mil pelos quatro anos de graduação para cada aluno que precisa.

⇒ Leia mais: Como um grupo de doadores bilionários se uniu para criar o ‘MIT do Brasil’

Eles se aliaram ao projeto de Sallouti e Esteves e família – respectivamente, CEO e presidente do conselho do BTG Pactual – para criar uma faculdade de cursos de tecnologia, que combina o ensino de negócios no modelo conhecido como Project Based Learning com habilidades de liderança.

Seu objetivo é ambicioso: alcançar patamar semelhante ao de instituições de ensino que estão entre as mais bem avaliadas do mundo, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dada a convicção de que a educação é capaz de transformar o país, segundo Sallouti em entrevista à Bloomberg Línea.

2. Trump diz que começará a notificar países com tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu governo começará a enviar cartas aos parceiros comerciais na sexta-feira, estabelecendo taxas tarifárias unilaterais que, segundo ele, os países terão que começar a pagar em 1º de agosto.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu governo começará a enviar cartas aos parceiros comerciais na sexta-feira, estabelecendo taxas tarifárias unilaterais, que, segundo ele, os países teriam que começar a pagar em 1º de agosto.

Trump disse aos repórteres que cerca de “10 ou 12” cartas seriam enviadas na sexta-feira, com cartas adicionais chegando “nos próximos dias”.

Leia também: Por que o pacote tributário de Trump aprovado pelo Congresso prejudica a economia

“Acho que até o dia 9 eles estarão totalmente cobertos”, acrescentou Trump, referindo-se ao prazo de 9 de julho que ele estabeleceu inicialmente para que os países fechassem acordos com os EUA a fim de evitar taxas de importação mais altas que ele ameaçou.

“O valor delas variará de talvez 60 ou 70% de tarifas a 10 e 20% de tarifas”, acrescentou.

3. Mercados

O índice de referência da Europa recuou 0,5%, com mineradoras e montadoras — setores mais expostos ao comércio — entre as maiores quedas. As bolsas da Ásia também fecharam em baixa. Os futuros do S&P 500 caíram 0,4%, com os mercados acionários e de Treasuries dos EUA fechados devido ao feriado de 4 de julho.

Os investidores aguardam com cautela os desdobramentos das negociações comerciais durante a pausa atual nas tarifas impostas por Trump em abril.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Polícia prende suspeito de ataque hacker que teria desviado R$ 800 mi de prestadora de serviço do BC

Folha de São Paulo: Excesso de proteção desprotege trabalhador, afirma Barroso

Valor Econômico: Indústria de consumo aposta em produtos mais baratos para ganhar mercado

O Globo: Inteligência artificial barateia, expande e muda guerra política no campo das redes sociais

5. Agenda

Zona do Euro

Brasil

  • 08:00: IGP-DI (YoY %)
  • 11:00: Produção de veículos (Anfavea)
  • 15:00: Balança Comercial Mensal

EUA

  • Feriado do Dia da Independência.

-- Com informações da Bloomberg News.