Bloomberg Línea — A semana começa com o Brasil em celebração das festas de Carnaval - ou em descanso para aqueles que preferem o sossego -, um de seus principais feriados na prática, ainda que não esteja previsto como tal na legislação federal.
Isso significa mudanças no funcionamento de serviços importantes para a população nesta segunda-feira (3) e na terça-feira (4), além da manhã da Quarta-Feira de Cinzas (5).
Nos serviços públicos, por exemplo, incluindo aqueles considerados essenciais, há alteração no horário de funcionamento; o mesmo ocorre com serviços privados como os bancários.
As agências de bancos de todo o país - públicos ou privados - estarão fechadas na segunda e na terça-feira em razão de feriado bancário. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a compensação bancária - como pagamentos - não será realizada nesses dois dias da semana.
Leia mais: O Carnaval é um feriado nacional no Brasil? Veja o que funciona nesta semana
Boletos de cobrança e contas de consumo (como água, energia e telefone) com vencimento nos dias de feriado bancário serão compensados somente depois do Carnaval e poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, na Quarta-Feira de Cinzas.
Mas tributos e impostos que tenham vencimento durante a Carnaval tiveram que ser quitados com antecedência para evitar a incidência de juros e multa.
Para quem precisa realizar serviços financeiros como pagamento e transferências, a alternativa recomendada é o Pix, que mantém o seu funcionamento habitual 24 horas todos os dias e feriados, o que inclui, portanto, os dias úteis durante o Carnaval.
O atendimento presencial nas agências bancários será retomado a partir das 12h da Quarta-Feira de Cinzas, com encerramento previsto para o horário normal.
No comércio, os horários de funcionamento variam de caso a caso.
Lojas de rua e em shoppings tendem a funcionar normalmente nesta segunda-feira (3), das 10h às 19h ou 20h no primeiro caso e das 10h às 22h no segundo, mas entidades varejistas recomendam que os consumidores chequem previamente essa informação em sites e em perfis do estabelecimento nas redes sociais antes de sair de casa.
Na terça-feira, lojas de rua tendem a ficar fechadas, enquanto as que ficam em shoppings terão em sua maioria horário de funcionamento semelhante aos de domingos, no caso das 14h às 20h. Restaurantes e lanchonetes em praças de alimentação devem abrir antes, ao meio-dia.
Na Quarta-Feira de Cinzas, o funcionamento deve começar a partir do meio-dia para o comércio em geral.
Nos Correios, as agências não funcionam na segunda-feira e na terça-feira de Carnaval. Isso significa que quem espera alguma encomenda ou precisa postar uma correspondência terá que esperar a volta do atendimento e das atividades da empresa ao meio-dia da quarta-feira (5).
Já as agências da Previdência Social fecham na segunda (3) e na terça (4) e reabrem apenas na Quarta-Feira de Cinzas (5).
Mas o atendimento presencial volta a partir das 14h da quarta-feira apenas para quem realizou agendamento pelos canais do INSS. O atendimento ao público volta ao normal na quinta-feira (6).
Durante o Carnaval, os serviços digitais podem ser realizados pelos canais remotos da entidade: o “Meu INSS”, tanto o site como o aplicativo), e pelo telefone da Central 135 na segunda e na terça.