Presente há décadas nos lares brasileiros, a Seara oferece qualidade superior, sabor e inovação, com um portfólio amplo e diversificado para atender as mais variadas ocasiões de consumo. Há 5 anos, a empresa, que pertence à JBS, criou o Hub de Inovação Seara. É no hub que são desenvolvidas as linhas de produtos que saem das fábricas e chegam à mesa do consumidor. Desde 2019, foram 700 lançamentos, entre proteína in natura, alimentos prontos e embutidos – uma média de 150 inovações em produtos por ano.
O Hub de Inovação foi criado para antecipar tendências sobre hábitos de alimentação das pessoas e entregar aos consumidores alimentos que atendam as necessidades e gostos de cada um. “Nosso principal objetivo é entender os desejos e oferecer mais qualidade e conveniência, oferecendo novos produtos, produtos em formatos diferentes ou adequados para novas ocasiões de consumo”, diz Luciara Rech Peil, diretora executiva de Inovação e P&D da Seara.
Como o hub funciona
O Hub de Inovação é formado por cerca de 80 profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento, entre eles cientistas, engenheiros, chefs de cozinha e especialistas em análises sensoriais de alimentos. O time está distribuído entre São Paulo e as principais regiões onde a Seara possui fábricas. “Essa distribuição permite uma conexão direta com as operações produtivas, resultando em um processo mais rápido e assertivo na criação de produtos”, diz a executiva.
O trabalho desses profissionais é alimentado por insights e informações de fornecedores, consumidores e dados de mercado. Por mês, são realizados entre 500 e 700 estudos. Tudo isso para identificar o que as pessoas querem relacionadas a novos sabores, modos de preparo, ingredientes e tamanho das porções vendidas nos mercados.
“Vamos aonde o consumidor estiver para entender os atributos relevantes para eles. Analisamos se o que já entregamos atende as necessidades ou se falta alguma coisa”, explica Luciara. “Ele encontra o produto no sabor que gostaria? Nossas embalagens são grandes ou pequenas demais? E há alguma categoria nova de produtos que podemos criar para atender um desejo deles? Esses são alguns dos questionamentos que fazemos que guiam nosso trabalho no hub.”
Após serem desenvolvidos nos laboratórios, os produtos são testados em uma das seis fábricas-piloto da Seara. Qualquer investimento nas fábricas, seja para expansão, adoção de novas tecnologias ou mudanças nas linhas de produção, é feita com o apoio do time de P&D. “Isso é fundamental para garantir que os produtos criados por nós possam ser produzidos atendendo os mais rigorosos padrões de qualidade”, afirma a diretora executiva de Inovação e P&D da Seara.
Os especialistas também trabalham para estabelecer o melhor modo de preparo dos produtos. É aqui que entra o trabalho dos chamados “mestres sensoriais”, profissionais que avaliam características como sabor, textura, aroma e aparência dos produtos. Eles atuam para garantir que tudo chegue à mesa dos consumidores com o mais alto padrão de qualidade. Isso pressupõe, por exemplo, o teste dos alimentos em novas formas de preparo, como airfryers.
Além da criação de produtos, o Hub de Inovação tem laboratório criado exclusivamente para o desenvolvimento de embalagens, onde são desenvolvidos novos materiais, que sejam mais práticos e sustentáveis.
Um dos produtos criados a partir das tendências identificadas foi a linha Levíssimo. O lançamento uniu duas das principais preferências dos brasileiros: o sabor do presunto com a leveza do peito de peru. Ao fazer isso, consolidou uma nova categoria de frios. Feito com 100% de lombo suíno, Levíssimo se tornou uma nova opção no segmento de frios, com 30% menos gordura e 38% menos sódio do que o presunto produzido pela Seara.
Prêmios
O trabalho desenvolvido no hub rendeu à Seara 71 prêmios de inovação nos últimos cinco anos. Só em 2024 foram nove. Entre eles o Fi Innovation Awards, um dos mais prestigiosos reconhecimentos da indústria, concedido pela Food Ingredients South America (FiSA). Foram premiados os novos Salames Seara Goumet e a linha de Panelinhas Seara, que ficaram, respectivamente, na segunda e terceira colocações como produtos mais inovadores.
“Para a gente é um reconhecimento e sinal de que estamos conseguindo atingir nossos objetivos, especialmente atender as demandas e necessidades dos consumidores”, diz Luciara.