Quer morar fora? Estes são os países com os melhores ‘golden visas’ do mundo

Países europeus lideram lista de programas de vistos que permitem a residência mediante investimento, segundo a consultoria Henley & Partners, que avaliou dez critérios

Praça do Comércio em Lisboa: um dos destinos preferidos de estrangeiros para obtenção de um golden visa (Foto: Goncalo Fonseca/Bloomberg)
Por Alice Kantor
02 de Março, 2024 | 03:57 PM

Bloomberg — Portugal continua a oferecer os melhores “golden visas do mundo.

O país oferece uma qualidade de vida elevada e acessível, bem como fácil ingresso a outros países europeus e um caminho claro para a cidadania da União Europeia, de acordo com um índice da consultoria Henley & Partners, que examinou fatores como tempo de processamento da cidadania, impostos, custos e reputação. Áustria e Grécia empataram em segundo lugar na classificação.

Mesmo com pedidos de políticos e da população local para eliminar os programas de residência por meio de investimento, que permitem que estrangeiros tenham acesso à residência permanente em um país mediante um pagamento inicial, os chamados “golden visas” continuam a fazer sucesso.

Os países europeus tiveram em geral uma classificação mais alta no ranking, pois muitos oferecem caminhos relativamente fáceis para a cidadania, permitem que os investidores viajem sem visto pela UE e estabeleçam um negócio ou vivam no continente a um custo considerado baixo.

PUBLICIDADE

“Os programas europeus de residência por investimento continuam dominando os primeiros lugares entre os programas de migração por investimento mais procurados do mundo”, disse o CEO da Henley & Partners, Juerg Steffen. “Esses programas permitem a participação em algumas das principais economias do mundo e são uma forma de reduzir a exposição à volatilidade específica do país”.

Gráficodfd

Os “golden visas” têm sido alvo de críticas em meio a preocupações dos respectivos países de que tenham contribuído para o aumento dos preços dos imóveis em cidades como Lisboa e Atenas. Isso levou alguns países a restringir sua disponibilidade, incluindo Portugal em 2023 e a Grécia em fevereiro.

Diante de uma crise imobiliária atribuída pelo menos parcialmente a estrangeiros ricos, Portugal decidiu acabar com as isenções fiscais para expatriados.

PUBLICIDADE

Mas, apesar disso, os consultores de patrimônio global dizem que o país continua a atrair investidores estrangeiros. Outros países, como os Emirados Árabes Unidos e a Hungria, lançaram recentemente suas próprias políticas de residência por investimento.

Um recorde de 128.000 indivíduos de alto patrimônio líquido em todo o mundo se mudarão para um novo país em 2024, de acordo com a Henley & Partners. Os norte-americanos foram a principal nacionalidade a solicitar um “golden visa” por meio da consultoria no ano passado e neste ano, segundo a empresa.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Como Portugal se tornou símbolo da crise de moradia cara que avança na Europa

Como Marcelo Claure montou um império de investimentos de US$ 4 bi. E quer mais

Quanto tempo dura o visto americano e qual o valor para tirá-lo em 2024