Quer morar fora? Estes são os países com os melhores ‘golden visas’ do mundo

Países europeus lideram lista de programas de vistos que permitem a residência mediante investimento, segundo a consultoria Henley & Partners, que avaliou dez critérios

Praça do Comércio em Lisboa: um dos destinos preferidos de estrangeiros para obtenção de um golden visa (Foto: Goncalo Fonseca/Bloomberg)
Por Alice Kantor
02 de Março, 2024 | 03:57 PM

Bloomberg — Portugal continua a oferecer os melhores “golden visas do mundo.

O país oferece uma qualidade de vida elevada e acessível, bem como fácil ingresso a outros países europeus e um caminho claro para a cidadania da União Europeia, de acordo com um índice da consultoria Henley & Partners, que examinou fatores como tempo de processamento da cidadania, impostos, custos e reputação. Áustria e Grécia empataram em segundo lugar na classificação.

Mesmo com pedidos de políticos e da população local para eliminar os programas de residência por meio de investimento, que permitem que estrangeiros tenham acesso à residência permanente em um país mediante um pagamento inicial, os chamados “golden visas” continuam a fazer sucesso.

Os países europeus tiveram em geral uma classificação mais alta no ranking, pois muitos oferecem caminhos relativamente fáceis para a cidadania, permitem que os investidores viajem sem visto pela UE e estabeleçam um negócio ou vivam no continente a um custo considerado baixo.

PUBLICIDADE

“Os programas europeus de residência por investimento continuam dominando os primeiros lugares entre os programas de migração por investimento mais procurados do mundo”, disse o CEO da Henley & Partners, Juerg Steffen. “Esses programas permitem a participação em algumas das principais economias do mundo e são uma forma de reduzir a exposição à volatilidade específica do país”.

Gráfico

Os “golden visas” têm sido alvo de críticas em meio a preocupações dos respectivos países de que tenham contribuído para o aumento dos preços dos imóveis em cidades como Lisboa e Atenas. Isso levou alguns países a restringir sua disponibilidade, incluindo Portugal em 2023 e a Grécia em fevereiro.

Diante de uma crise imobiliária atribuída pelo menos parcialmente a estrangeiros ricos, Portugal decidiu acabar com as isenções fiscais para expatriados.

Mas, apesar disso, os consultores de patrimônio global dizem que o país continua a atrair investidores estrangeiros. Outros países, como os Emirados Árabes Unidos e a Hungria, lançaram recentemente suas próprias políticas de residência por investimento.

Um recorde de 128.000 indivíduos de alto patrimônio líquido em todo o mundo se mudarão para um novo país em 2024, de acordo com a Henley & Partners. Os norte-americanos foram a principal nacionalidade a solicitar um “golden visa” por meio da consultoria no ano passado e neste ano, segundo a empresa.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Como Portugal se tornou símbolo da crise de moradia cara que avança na Europa

Como Marcelo Claure montou um império de investimentos de US$ 4 bi. E quer mais

Quanto tempo dura o visto americano e qual o valor para tirá-lo em 2024