Tesla tem queda do lucro no 1º trimestre após corte de preços; ações caem

Depois de reduzir os preços de seus veículos, a Tesla viu sua margem operacional cair no primeiro trimestre de 2023

A Tesla atualmente fabrica os modelos S, X, 3 e Y.
Por Dana Hull - Sean O´Kane
19 de Abril, 2023 | 06:29 PM

Bloomberg — A Tesla (TSLA) divulgou seus resultados do primeiro trimestre, que ficaram abaixo das estimativas dos analistas, após uma série de cortes agressivos de preços terem apertado as margens de lucro. As ações da empresa caíram mais de 4,5% no final do pregão em Nova York após o anúncio dos resultados.

A receita subiu para US$ 23,33 bilhões no trimestre, quase em linha com as estimativas da Bloomberg de US$ 23,35 bilhões.

PUBLICIDADE

O lucro, excluindo alguns itens, caiu para 85 centavos por ação, ligeiramente abaixo da média de 86 centavos das estimativas compiladas pela Bloomberg.

A fabricante de veículos elétricos sediada em Austin, Texas, tem reduzido os preços para proteger sua posição de liderança no mercado.

A Tesla disse que sua margem operacional foi de 11,4% no período de três meses, abaixo dos 16% do último trimestre e 19,2% do ano passado. A montadora minimizou a preocupação com seus recentes cortes de preços, dizendo que suas margens operacionais caíram “em uma taxa gerenciável”.

PUBLICIDADE

“Ainda acreditamos que nossa margem operacional permanecerá entre as mais altas do setor”, disse a empresa em comunicado aos acionistas.

Mesmo com a queda no after-market, as ações da Tesla subiram 47% até o fechamento de quarta-feira este ano.

A fabricante de veículos elétricos disse que a produção deste ano atenderá às orientações anteriores para um crescimento médio anual de 50% ao longo de vários anos e disse que está a caminho de entregar cerca de 1,8 milhão de veículos este ano.

PUBLICIDADE

A rentabilidade da Tesla a destaca das outras empresas de veículos elétricos e é observada de perto pelos investidores. A empresa atualmente fabrica os modelos S, X, 3 e Y.

-- Com a assistência de Esha Dey

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

A guerra de Musk por mercado: Tesla volta a cortar preços de vários modelos