Estes serão os desafios para as pequenas e médias empresas em 2023

A inflação, a digitalização e os novos hábitos dos consumidores antecipam um ano desafiador para as pequenas e médias empresas

[BRANDED CONTENT] Bloomberg Línea
Tempo de leitura: 3 minutos

As PMEs precisam que o consumo diário cresça e atualmente enfrentam um cenário de mudança que as obriga a se adaptar constantemente. Por um lado, existe uma concorrência exigente, com um consumidor que tem novas prioridades e cada vez mais opções. Por outro lado, um contexto difícil, com o aumento generalizado de preços. Por fim, existe também a digitalização das formas de compra e pagamento, que traz tanto benefícios quanto desafios para as pequenas e médias empresas.

Os hábitos dos consumidores mudaram radicalmente no pós-pandemia e continuam em constante mudança. Os consumidores de hoje podem comparar preços e qualidade em seus celulares, através de uma rede social ou uma loja online, sem barreiras de tempo ou espaço. Na hora de pagar, também há uma ampla gama de opções: pagamentos online, em dinheiro, cartão de crédito e débito, aproximação, Pix, Tap on phone, e é possível até parcelar os valores.

Se a digitalização das compras contribui para um consumidor exigente, ela também fortalece suas expectativas: o consumidor de hoje prioriza a economia para que possa gastar mais em experiências e menos em coisas e espera segurança em cada transação.

A inflação também tem um impacto no comportamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais seletivo à medida que o poder de compra de seu dinheiro diminui. De acordo com as perspectivas do Mastercard Economics Institute para 2023, as taxas de juros mais altas e seu impacto nos gastos dominarão o ambiente econômico global. Na América Latina, apesar dos esforços dos bancos centrais para controlá-la, a inflação permanece alta, ficando em torno de 8% no Brasil, México e Chile, e mais alta na Colômbia na Argentina.

Para cada desafio, uma solução

A tecnologia de pagamentos por aproximação, também chamados “contactless”, chegou para ficar: segundo o Índice de Novos Pagamentos (NPI) da Mastercard de março a abril de 2022, 44% dos consumidores afirmam ter efetuado um pagamento por aproximação. No entanto, ainda há espaço para trazer essas ferramentas de pagamento para pequenos comerciantes que tradicionalmente recebem em dinheiro.

Para a Mastercard, a inclusão financeira é um pilar estratégico e toca as duas pontas de uma transação: os compradores, que podem acessar pagamentos digitais, e os pequenos comerciantes, que se beneficiam muito dos novos serviços de fintech e dos serviços bancários online. O pagamento “Tap on phone” é um padrão da indústria, cuja adoção a Mastercard está impulsionando, e que permite que os comerciantes recebam pagamentos eletrônicos através de um telefone celular. Essa forma de pagamento tem o mesmo sistema de segurança EMV que os chips.

Mas implementar a digitalização para pequenos comerciantes é apenas uma forma de ajudá-los a aumentar suas receitas. O programa global “Mastercard Easy Savings Always On” permite que os comerciantes que possuem um cartão Mastercard possam economizar dinheiro através de um sistema de reembolsos automáticos. Da mesma forma, o programa “Easy Savings Specials” oferece descontos e promoções em lojas virtuais com possibilidade de resgate instantâneo no checkout.

Mesmo com os vários benefícios da digitalização dos pagamentos, há também alguns riscos. Consumidores e comerciantes estão expostos a ciberataques, e as pequenas empresas são as mais vulneráveis. O Mastercard Trust Center fornece às empresas e clientes as informações, ferramentas e soluções gratuitas necessárias para proteger seus ativos e sua reputação contra fraudes. Saiba como proteger seu negócio aqui.

Os negócios mais aptos a sobreviver neste contexto serão os mais adaptáveis às mudanças. Fazer isso dependerá do conhecimento profundo do consumidor e da capacidade de oferecer um atendimento e soluções de qualidade para suas transações. Também é necessário oferecer garantias de cibersegurança nas duas extremidades da transação comercial: os clientes as exigem e os comércios precisam delas para proteger seus negócios e os dados de seus consumidores.

Mastercard Mastercard

Mastercard

Muito mais que cartão.