TikTok considera se separar da ByteDance se acordo com os EUA fracassar

O aplicativo está passando por uma revisão de segurança nacional pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos

O TikTok também está enfrentando uma enxurrada de possíveis legislações no Congresso, algumas das quais determinam uma separação
Por Alex Barinka e Olivia Carville
14 de Março, 2023 | 07:25 PM

Bloomberg — A liderança da TikTok está discutindo a possibilidade de se separar da ByteDance, sua controladora chinesa, para ajudar a lidar com as preocupações com os riscos à segurança nacional.

Um desinvestimento, que pode resultar em uma venda ou oferta pública inicial, é considerado um último recurso, a ser buscado apenas se a proposta existente da empresa com autoridades de segurança nacional não for aprovada, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. Mesmo assim, o governo chinês teria que concordar com tal transação, disseram as pessoas.

O TikTok, que está passando por uma revisão de segurança nacional pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos, concordou no ano passado em implementar uma série de medidas para atender às preocupações de segurança das autoridades americanas.

Esse plano, que chama de Projeto Texas, inclui trazer a gigante de tecnologia americana Oracle para hospedar dados de usuários dos EUA e revisar seu software, além de nomear um conselho de supervisão de três pessoas aprovado pelo governo.

PUBLICIDADE

O Cfius, que é um painel de várias agências envolvidas na segurança nacional, parou seu processo, deixando o TikTok inseguro se seus planos serão suficientes para continuar operando nos EUA, disseram as pessoas. Membros do comitê do Departamento de Justiça não estão dispostos a aceitar a proposta do TikTok, de acordo com outras pessoas familiarizadas com o assunto.

O TikTok também está enfrentando uma enxurrada de possíveis legislações no Congresso, algumas das quais determinam uma separação. Os parlamentares, preocupados que o aplicativo possa ser forçado a compartilhar dados com o governo chinês ou possa ser usado como uma ferramenta de influência pela China, propuseram vários projetos de lei com apoio bipartidário que pedem a proibição do aplicativo de compartilhamento de vídeo ou sua venda.

“Nem a proibição do TikTok nem o desinvestimento do TikTok da ByteDance fazem algo para resolver as preocupações de segurança nacional sobre transferências de dados”, disse Brooke Oberwetter, porta-voz do TikTok. “Sob o Projeto Texas, os dados do TikTok para nossos usuários nos EUA seriam mantidos em um padrão de segurança significativamente mais alto do que qualquer empresa americana comparável”.

PUBLICIDADE

O CEO da TikTok, Shou Chew, foi convidado a testemunhar perante um comitê da Câmara na próxima semana sobre as práticas de privacidade e segurança de dados do aplicativo, o relacionamento da empresa com o Partido Comunista Chinês.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Stone avalia que sentimento de risco afetou títulos em dólar após queda de 10%

Demissões da Meta no Brasil atingiram equipes com projetos ligados ao metaverso