Porsche espera outro ano recorde e confirma plano para novo SUV elétrico

Montadora mais valiosa da Europa após a oferta pública inicial de grande sucesso no ano passado disse que tem carteiras de pedidos ‘bem preenchidas’

Porsche deu mais informações para uma nova SUV totalmente elétrica que deve se posicionar acima da Cayenne (foto) (Natan Dvir/Bloomberg)
Por Monica Raymunt
13 de Março, 2023 | 12:43 PM

Bloomberg — A Porsche AG disse que espera retornos aproximadamente no nível recorde do ano passado com base em modelos atraentes e preços altos, desde que um cenário econômico já desafiador não piore mais.

A margem operacional da montadora de carros de luxo deve atingir entre 17% e 19% neste ano, em comparação com 18% no ano passado, disse a Porsche nesta segunda-feira (13). A empresa, cuja unidade é a que mais contribui para o lucro da controladora Volkswagen, espera que a receita suba para 42 bilhões de euros (US$ 45,1 bilhões).

A Porsche, a montadora mais valiosa da Europa após um IPO de grande sucesso no ano passado que desafiou um mercado fechado para ofertas, disse que tem carteiras de pedidos “bem preenchidas”, ajudando a evitar parte da pressão dos problemas contínuos na cadeia de suprimentos.

Os comentários estão de acordo com os outras montadoras dedicadas ao segmento de luxo, como a BMW AG, que contam com a demanda reprimida de consumidores menos afetados pela inflação recorde e pela ameaça de recessão.

PUBLICIDADE

Apesar das perspectivas favoráveis, as ações caíram 1,7% no início do pregão de Frankfurt, reduzindo os ganhos desde o início do ano para 18%.

O fabricante do lendário carro esportivo 911 visa retornos de mais de 20% ao longo do tempo e também ofereceu mais vislumbres sobre os planos para um novo SUV totalmente elétrico de alto desempenho, definido para lutar com o motor de combustão do novo Purosangue da Ferrari, SUV híbrido que já está à venda.

O veículo da Porsche será fabricado com base em novos veículos internos — e não pela VW — e posicionado acima de sua futura Cayenne com foco em funções de direção automatizada.

PUBLICIDADE

A empresa também está expandindo sua unidade fabricando carros de edição especial e acabamentos sofisticados.

“Assim, estamos destacando e fortalecendo nosso posicionamento esportivo de luxo”, disse o CEO Oliver Blume em comunicado. “Estamos observando pools de lucros crescentes neste segmento, em particular na China e nos Estados Unidos.”

A Porsche também planeja criar um novo departamento de TI para carros, liderado pelo ex-chefe digital da Daimler, Sajjad Khan. A mudança ocorre após problemas prolongados na unidade de software Cariad da VW que atrasaram vários modelos importantes, incluindo o Macan elétrico da Porsche.

Pagamento de dividendos

A Porsche está propondo uma distribuição de dividendos de 911 milhões de euros após a listagem parcial da empresa em setembro, equivalente a 1 euro por ação ordinária e 1,01 euro por ação preferencial.

O retorno operacional do grupo durante 2022 aumentou para 18% para um lucro operacional de 6,8 bilhões de euros. Embora seja um recorde, o resultado superou ligeiramente as expectativas.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Títulos globais têm rali após colapso do SVB com apostas de alívio monetário

Ouro se valoriza com busca de investidor por refúgio e nova aposta para o Fed