Pandora foca em ouro reciclado para atingir metas de sustentabilidade

A joalheria está vendendo um título de estreia vinculado à sustentabilidade de US$ 531 milhões com vencimento em cinco anos, disseram fontes à Bloomberg News

A oferta faz parte dos esforços para reduzir sua dependência do mercado de empréstimos bancários e diversificar as fontes de financiamento
Por Colin Keatinge e Leo Laikola
03 de Março, 2023 | 02:33 PM

Bloomberg — O mundo da dívida ética atingiu o mercado de joias. A Pandora, da Dinamarca, está oferecendo um título vinculado à sustentabilidade que inclui uma meta de usar prata e ouro 100% reciclados até 2025.

A joalheria está vendendo um título de estreia vinculado à sustentabilidade de 500 milhões de euros (US$ 531 milhões) com vencimento em cinco anos, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, que pediu para não ser identificada porque não está autorizada a falar sobre isso.

A oferta inclui três metas de desempenho de sustentabilidade, com as duas primeiras focadas na redução de emissões, enquanto a terceira especifica o uso total de ouro e prata reciclados em dois anos. O crescimento acentuado dessas vendas de títulos ligados à sustentabilidade desacelerou no ano passado, à medida que as empresas enfrentam escrutínio sobre greenwashing e se as metas são fáceis demais.

A oferta da Pandora faz parte dos esforços para reduzir sua dependência do mercado de empréstimos bancários e diversificar as fontes de financiamento. A empresa atingiu “o tamanho e a força” em que é “natural” obter uma classificação e ter mais fontes de financiamento do que apenas empréstimos, disse o diretor financeiro da empresa, Anders Boyer, em entrevista esta semana.

PUBLICIDADE

O produto da venda será usado para propósitos corporativos gerais, incluindo o refinanciamento de dívidas existentes, envolvendo uma facilidade intermediária por alguns dos bookrunners, segundo a pessoa. O negócio está sendo administrado pelo Danske Bank A/S, Nordea Bank Abp, BNP Paribas SA e Morgan Stanley. A conversa inicial sobre o preço estava em 150 pontos-base sobre os mid-swaps, disse a pessoa. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Pandora está se expandindo, tendo prometido abrir pelo menos 100 novas lojas em 2023. Suas ações aumentaram mais de 35% no acumulado do ano devido a fortes ganhos e planos de recompra de ações.

--Com a ajuda de Lisa Pham

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Gestores de ativos têm ‘ponto cego’ em relação ao novo risco ESG

Capacidade de árvores de absorver carbono está diminuindo, alertam especialistas