7 inovações tecnológicas que podem ajudar o mundo a atenuar a mudança climática

De transmissão de energia wireless a madeiras de laboratório, novas tecnologias terão papel importante no combate ao aquecimento global, aponta estudo do Credit Suisse

Novas tecnologias de transmissão e de armazenamento de energia podem amenizar necessidade de aumento de geração (Francesca Volpi/Bloomberg)
03 de Março, 2023 | 09:25 AM
Últimas cotações

Bloomberg Línea — Alcançar as metas globais de redução de emissões tem sido um dos objetivos de empresas e instituições financeiras. O caminho passa pelo aumento do financiamento a tecnologias já existentes mas também por novas que estão em desenvolvimento por startups com atuação climática. É o que defendem James Gifford e Michael van der Meer, que lideram áreas de sustentabilidade do Credit Suisse (CS).

“Há um debate contínuo sobre se a tecnologia disponível hoje pode mitigar os piores efeitos da mudança climática. Alguns especialistas acreditam que novas tecnologias não são necessárias e que a única coisa que falta é vontade política para permitir que as inovações disponíveis ganhem força e amadureçam no mercado”, escrevem Gifford e van der Meer no relatório “Sob o Radar: 20 inovações tecnológicas climáticas que você pode ter perdido”, ao qual a Bloomberg Línea teve acesso.

“Outros argumentam que as atuais tecnologias de baixo carbono são caras e pouco confiáveis, e que soluções melhores e mais baratas são necessárias para enfrentar as mudanças climáticas. Argumentam que o ritmo da inovação precisa aumentar com abordagens tecnológicas inteiramente novas.”

Gifford, head de Advisory para Sustentabilidade & Investimento de Impacto, e van der Meer, head de análise de Investimento Sustentável, defendem que “milhares de empresas estão desenvolvendo e implantando tecnologias que podem levar o mundo a uma economia mais sustentável nas próximas décadas”.

PUBLICIDADE

“Uma compreensão mais profunda do desafio climático também é crítica, e uma infinidade de tecnologias apoia a pesquisa sobre suas causas e efeitos. Eles incluem imagens de satélite e ferramentas avançadas de modelagem que permitem aos pesquisadores coletar e analisar grandes volumes de dados sobre o sistema climático”, escrevem os dois executivos do banco suíço.

Veja a seguir 7 das 20 inovações listadas pelos especialistas:

1. Nova geração de satélites

“A disponibilidade de imagens de satélite aprimoradas da Terra é fundamental para a capacidade de gerenciar fenômenos naturais e atividades antropogênicas. A análise de imagens frequentes e de alta resolução com técnicas avançadas, como imagens interferométricas, já está sendo usada para identificar o desmatamento e monitorar as emissões de gases de efeito estufa. A implantação dessa tecnologia é possibilitada por meio de satélites menores, bem como acesso mais barato ao espaço devido a inovações como foguetes reutilizáveis.”

PUBLICIDADE

2. Nova distribuição de energia

“A usina virtual (VPP ou Virtual Power Plant) é uma plataforma digital que reúne inúmeras fontes de geração e armazenamento distribuídas para fornecer eletricidade confiável com incentivos de participação nos lucros para os participantes. As VPPs podem aproveitar a eletricidade de recursos de energia distribuídos, como geração solar em telhados e armazenamento de propriedade privada para distribuir energia durante os períodos de pico de preços da rede.”

3. Transmissão de energia wireless

“Nikola Tesla demonstrou a transmissão de energia wireless há mais de um século em seu famoso experimento da bobina. A promessa da energia wireless é disponibilizar eletricidade onde os fios convencionais são inconvenientes de implantar, mas a tecnologia nunca avançou devido ao seu tamanho e limitações de segurança. Mas desenvolvimentos recentes baseados nos mesmos princípios, conhecidos como coleta de energia por radiofrequência (RF), renovaram a promessa da energia wireless.”

4. Nova geração de turbinas eólicas

“Os ímãs supercondutores prometem tornar os geradores de turbinas eólicas mais compactos. A redução de peso permite estruturas de suporte leves e diminui os custos de construção. Quando combinadas com um software que coloca essas turbinas em um local ideal, turbinas eficientes e potentes podem aproveitar melhor os recursos eólicos disponíveis.”

5. A vez da perovskita, mineral raro

“As perovskitas são uma família de minerais raros que têm mostrado potencial de alto desempenho e baixo custo de produção em células solares para paineis. As perovskitas podem ser usadas sozinhas, mas também podem aumentar significativamente a eficiência das células solares convencionais à base de silício com custos adicionais mínimos.”

6. Madeiras cultivadas em laboratório

“Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma técnica pioneira de cultivo de células vegetais em seu laboratório para gerar condições para uma cultura vegetal baseada em madeira que pode ser cultivada para produzir madeira e produtos derivados da madeira.”

7. Baterias mais eficientes

“As baterias de ferro-ar são uma alternativa química promissora para armazenar energia em escala. Essa tecnologia poderia tornar uma rede dominada por energias renováveis mais viável, fornecendo armazenamento barato, de maior duração e potencialmente até sazonal.”

Leia também

PUBLICIDADE

Como as big techs ajudam a disseminar desinformação sobre o clima

Credit Suisse vai parcelar bônus de banqueiros após atraso no pagamento