Bloomberg — Os índices futuros de ações na Ásia apontavam para uma abertura discreta na terça-feira (21) e os futuros de ações dos EUA caíram um pouco em um sinal de mais cautela entre os investidores que avaliam a perspectiva de que os bancos centrais terão que apertar a política monetária mais do que o esperado para domar a inflação.
Os futuros de ações da Austrália e do Japão caíram ligeiramente, enquanto os das ações de Hong Kong subiram moderadamente. Os contratos do S&P 500 caíram, indicando mais pressão para as ações dos EUA após quedas na quinta e na sexta-feira. Os mercados de ações e títulos dos EUA ficaram fechados na segunda-feira (20) em razão de um feriado.
O dólar estava estável, estendendo uma série de negociações limitadas na semana passada. Os futuros de títulos do Tesouro, que foram negociados na segunda-feira, caíram ligeiramente.
Ed Yardeni, estrategista-chefe de investimentos de empresa de pesquisa que leva o seu nome, colocou uma chance de 40% de um pouso suave para a economia dos EUA, a maior probabilidade entre quatro cenários potenciais enfrentados pelos mercados este ano.
“Vemos as maiores chances de um pouso suave em que a inflação modera, os títulos do Tesouro permanecem abaixo do pico do ano passado e o S&P 500 termina o ano em uma nova alta”, disse ele em nota na terça-feira.
Os rendimentos de referência de 10 anos dos títulos do governo da Nova Zelândia subiram no início do pregão de terça-feira, enquanto os rendimentos australianos ficaram estáveis. O dólar australiano teve alta de 0,5% em relação ao dólar na segunda-feira, ajudado por um ganho adicional no preço do minério de ferro, que está no nível mais alto desde junho.
A BHP, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, relatou uma queda nos lucros semestrais na segunda-feira, juntamente com custos mais altos e preços de commodities mais baixos, o que refletiu em parte o frio causado pela agora suavizada política Covid-Zero da China.
O dólar da Nova Zelândia se fortaleceu antes da reunião de política monetária do Reserve Bank of New Zealand na quarta-feira, quando o banco central do país deverá aumentar a taxa de caixa em 50 pontos-base para 4,75%. O país está avaliando os danos de um ciclone destrutivo.
Os investidores estarão de olho nas ações da China continental depois que o índice de referência CSI 300 registrou seu melhor ganho em um dia desde novembro. Os estrategistas do Goldman Sachs Group disseram em uma nota de pesquisa na segunda-feira, antes do início das negociações, que o índice de referência pode subir mais de um quinto em relação aos níveis atuais neste ano.
O preço do petróleo subiu com esperanças contínuas de que a reabertura da China estimule a atividade. A demanda da China aumentará em 800.000 barris por dia em 2023, de acordo com a estimativa média de 11 consultores focados na China pesquisados pela Bloomberg News. Isso levaria o consumo a um recorde histórico de cerca de 16 milhões de barris por dia, mostrou a pesquisa.
Os investidores também aguardavam pistas sobre a demanda do consumidor dos EUA, já que o Walmart e a Home Depot se preparam para divulgar resultados financeiros nesta terça-feira.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Depois do México, Israel também surpreende ao subir os juros acima do esperado
Inflação nos EUA, decisões de juros e os destaques da economia mundial na semana
© 2023 Bloomberg LP