Gucci: quem é o estilista Sabato de Sarno, novo diretor criativo da marca de luxo

De Sarno vai substituir Alessandro Michele, que ficou conhecido por designs extravagantes e boêmios chiques e ajudou a Gucci a alcançar 10 bilhões de euros em vendas

O apelo da marca começou a diminuir nos últimos anos, à medida que os clientes se cansavam das criações de Michele
Por Angelina Rascouet
29 de Janeiro, 2023 | 08:43 AM

Bloomberg — A Gucci nomeou Sabato De Sarno como diretor criativo da maior marca da Kering, desempenhando um papel crucial no mundo da moda após a saída do estilista Alessandro Michele no final de 2022.

De Sarno iniciará seu novo cargo assim que concluir todas as suas obrigações como diretor de moda para roupas masculinas e femininas de na Valentino, disse a Kering, com sede em Paris, em comunicado no sábado (29).

Ele mostrará sua primeira coleção para a Gucci na Semana de Moda Feminina de Milão em setembro e se reportará ao CEO da Gucci, Marco Bizzarri.

A nomeação de De Sarno, pouco conhecido dos especialistas em moda, ocorre após a saída de Michele, a ex-diretor criativo, que ajudou a levar a Gucci a ultrapassar a marca de 10 bilhões de euros (US$ 10,87 bilhões).

PUBLICIDADE

Mas o apelo da marca começou a diminuir nos últimos anos, à medida que os clientes se cansavam das criações de Michele, notáveis por seus designs extravagantes e boêmios chiques.

Analistas consultados pela Bloomberg News estimam que a Gucci gerou cerca de 10,68 bilhões de euros em vendas no ano passado, e cerca de dois terços do lucro vieram da Kering. A Kering divulga os resultados anuais em 15 de fevereiro.

Sob o comando do atual diretor artístico Pierpaolo Piccioli, a Valentino se tornou associado a um visual moderno e elegante. A coleção rosa de Piccioli, lançada no ano passado, conquistou críticos de moda e ganhou visibilidade quando foi promovida pela atriz Zendaya.

PUBLICIDADE

De Sarno, nascido em Nápoles, é menos conhecido que Piccioli. Ele começou sua carreira em 2005 na Prada, mudou-se para a Dolce & Gabbana e depois se juntou à Valentino em 2009.

A Gucci tem buscado aumentar sua oferta de produtos mais clássicos, notadamente artigos de couro, que tendem a ser muito lucrativos para as marcas de moda. A grife italiana também busca aumentar as vendas de seus produtos para homens.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Novo hotel de luxo ao lado do Palácio de Buckingham terá elevador para carros