Bloomberg Línea — A terça-feira (24) promete ser mais agitada para os mercados globais, a começar pela divulgação da prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Brasil, principal medidor da inflação no país.
Hoje também começam as divulgações dos resultados trimestrais de empresas de tecnologia, com a Microsoft (MSFT) dando o pontapé inicial em um período marcado por cortes de custo e redução nas vendas. Outras companhias importantes como a Johnson & Johnson (JNJ) também publicam seus balanços.
Enquanto isso, no noticiário político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em uma viagem para a Argentina, retomando as discussões para a criação de uma moeda comum.
A Ford também é um destaque para o dia de hoje, após anunciar a demissão de 3.200 pessoas em toda a Europa.
Confira as notícias que devem movimentar os mercados nesta terça-feira (24):
1. IPCA-15
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça às 9h, no horário de Brasília, a prévia da inflação medida pelo IPCA-15 de janeiro no Brasil. O índice anterior, de dezembro, registrou alta de 0,53%.
2. Safra de balanços de tech
Começa hoje a safra de resultados de empresas de tecnologia, e a Microsoft é a primeira a divulgá-los, uma semana depois de ter se unido à Amazon (AMZN) na rodada de cortes de milhares de empregos neste começo de ano em razão da desaceleração das vendas. A Alphabet (GOGL), controladora do Google, também anunciou seus planos para reduzir a força de trabalho.
IBM (IBM) e Tesla (TSLA) divulgam seus resultados na quarta (25), e a Intel (INTC), na quinta (26).
Os ganhos do quarto trimestre para empresas de tecnologia no índice que é o benchmark das bolsas americanas devem cair 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior – a queda mais acentuada desde 2016, segundo dados compilados pela Bloomberg Intelligence.
3. Mercados
Os índices futuros de ações europeias e as ações asiáticas avançam nesta terça-feira, impulsionados pelos ganhos das ações de tecnologia em Wall Street e as apostas de aumentos menos agressivos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed).
Alguns mercados na Ásia permanecem fechados para as comemorações do Ano Novo Lunar.
O tom otimista para ativos de risco veio depois que o índice dos EUA Nasdaq 100, com grande exposição ao setor de tecnologia, teve seu melhor rali de dois dias desde novembro e o S&P 500 ampliou sua alta para 12% em relação à mínima de outubro.
Também na segunda, Lula e o líder da Argentina, Alberto Fernández, escreveram um artigo conjunto no jornal argentino Perfil, observando que compartilhar suas moedas poderia ajudar a impulsionar o comércio regional.
“Temos a intenção de superar barreiras ao nosso câmbio, simplificando e modernizando as regras e promovendo o uso das moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa”, dizem no artigo.
4. Manchetes do dia
Estadão: Lula quer esvaziar atuação de militares no GSI e pode vincular Abin à Presidência
Folha de S. Paulo: PF mistura inteligência artificial e trabalho manual para identificar vândalos dos três Poderes
O Globo: Lula mira novas trocas no Exército e tem pela frente outros focos de tensão com as Forças Armadas
Valor Econômico: Vibra Energia encerra parceira com Americanas de lojas em postos de combustíveis
5. Agenda
Hoje são divulgados, nos Estados Unidos, o PMI Industrial, PMI Composto S&P Global e o PMI do setor de serviços — todos às 11h45, no horário de Brasília. Às 15h acontece o leilão americano de títulos de 2 anos e às 18h são divulgados os estoques de petróleo bruto semanal API.
Na Zona do Euro, Jochnick, do Banco Central Europeu (BCE), discursa às 11h45.
-- Com informações de Bloomberg News
Leia também:
Americanas já encolhe: Vibra encerra parceria de 1.300 lojas de conveniência
BNDES diz que vai executar fianças bancárias para zerar risco com Americanas
Por que as demissões em massa normalmente são prejudiciais para as empresas