Conteúdo Patrocinado

Binance avança na transparência com os usuários

O empenho da Binance com a transparência é um passo importante para o futuro das criptomoedas e da blockchain

Tempo de leitura: 4 minutos

Como protagonista no segmento de criptoativos, a Binance tem asumido a responsabilidade de liderar os esforços para proteger os consumidores e reconstruir a indústria. Isso é parte fundamental do contínuo compromisso do maior provedor de infraestrutura de blockchain e cripto líder no mundo, o que inclui a maior exchange de ativos digitais por volume de transação, com a transparência e com a maior confiança no ecossistema. A Binance acredita que os fundos dos clientes nunca devem ser mal administrados e todas as medidas devem ser adotadas para garantir que os recursos estejam seguros. A operação das exchanges deve ser transparente e a Binance deve liderar pelo bom exemplo.

Recentemente a Binance compartilhou detalhes de seus endereços de carteiras quentes e frias. Estabeleceu também a Iniciativa de Recuperação da Indústria (IRI), uma nova oportunidade de co-investimento para organizações interessadas em apoiar o futuro da Web3. Com um fundo inicialmente superior a US$ 1 bilhão, e com perspectivas de crescer, o objetivo é ajudar projetos que tenham, sem terem feito nada para isso, passado a enfrentar dificuldades financeiras de curto prazo.

Essas medidas seguem outras, tomadas nas semanas anteriores. Ainda em novembro de 2022, a Binance elevou US$ 1 bilhão o saldo do Secure Asset Fund for Users (SAFU), fundo emergencial que foi criado em 2018 para proteger os usuários da Binance em situações extremas - os valores aportados no SAFU e na iniciativa IRI são independentes. A Binance se comprometeu com seus usuários e o ecossistema cripto como um todo de que o SAFU sempre manteria um nível considerável de reservas. Além de proteger os interesses dos usuários, o SAFU por definição engloba três elementos essenciais para sua adoção em massa: confiança, integridade e transparência.

A mais recente iniciativa, a Binance avançou no esforço de dar transparência aos fundos dos usuários, com uma atualização que mostra a Prova de Reservas (“Proof of Funds”) para BTC e uma atualização usando o mecanismo de árvore de Merkle (“Merkle Tree”) para que os usuários verifiquem as reservas em BTC.

Esta é a primeira iteração do recurso e em breve verificações para ETH, USDT, USDC, BUSD e BNB também serão disponibilizadas. A Binance também está trabalhando para integrar um auditor externo independente para validar os dados da árvore de Merkle.

“Dados os eventos recentes, é compreensível que a comunidade exija mais das exchanges de criptomoedas, muito mais do que é atualmente exigido das instituições financeiras tradicionais. É por isso que temos o prazer de fornecer este mais recente recurso para nossos usuários verificarem seus fundos”, disse Changpeng Zhao ‘CZ’, CEO e fundador da Binance. “Como a comunidade de usuários da Binance é exponencialmente maior do que a da segunda maior exchange, esta é uma iniciativa massiva e levaremos algumas semanas para preparar os dados para a maioria de nossos ativos sob custódia. Estamos trabalhando para lançar a próxima atualização o mais rápido possível e atender às expectativas da comunidade”.

Prova de Reservas

O novo site contendo a Prova de Reservas foi projetado para mostrar que a Binance, como custodiante, está mantendo os fundos dos clientes integralmente, com reservas. Em termos simples, quando um usuário deposita um Bitcoin, as reservas da Binance aumentam em pelo menos um Bitcoin para garantir que os fundos do cliente sejam totalmente garantidos.

As pessoas poderão verificar o site e ver a Prova de Reservas da Binance, mostrando o índice de reserva da Binance junto com os passivos do cliente.

Duas maneiras de verificar os fundos

O site também oferece duas novas maneiras para as pessoas verificarem facilmente suas transações na árvore de Merkle da Binance. Na primeira opção, as pessoas podem verificar seus fundos através do site da Binance, onde poderão encontrar seus fundos em BTC em relação à árvore Merkle da Binance seguindo algumas etapas simples.

Depois de fazer login no site da Binance, clique em “carteira”, e em seguida “auditar” e isso gerará um ID de registro exclusivo que confirma que os ativos estão cobertos e também confirma o saldo de ativos dos usuários no momento da auditoria.

Para aqueles que desejarem ir além e verificar seus fundos de forma independente, é possível copiar o código-fonte em um aplicativo python e fazer a referência cruzada por conta própria.

Os compromissos permanecem os mesmos

Esta última atualização da Binance é para garantir às pessoas que a Binance detém todos os ativos do usuário 1:1 (assim como as reservas). A Binance também possui dívida zero em sua estrutura de capital e possui um fundo de emergência (fundo SAFU) para proteger os usuários em casos extremos.

As ações são essenciais para aumentar a transparência e promover mais confiança na indústria cripto e blockchain. O movimento da Binance é especialmente relevante porque a corretora detém um volume de usuários exponencialmente maior do que a concorrente mais próxima. Mas o que aconteceu na sequência destes anúncios é que diversas outras instituições seguiram esse mesmo movimento em prol de transparência e segurança, e com isso o ecossistema se fortalece e se torna mais sustentável a longo prazo.

Binance