Bloomberg Línea — As preocupações com o ambiente fiscal ditaram o ritmo das negociações do Ibovespa (IBOV) em mais uma sessão. O principal índice da Bolsa de São Paulo foi ainda mais pressionado pelo recuo de papéis com forte peso como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que caíram com commodities. Em contrapartida, o dólar também ficou no vermelho, com o real fechando a sessão com um dos melhores desempenhos entre emergentes.
As falas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o teto de gastos seguem repercutindo no mercado. Conforme notícia da Bloomberg News citando fontes que não podem ser identificadas, é provável que Lula entregue o cargo de ministro da Fazenda a Fernando Haddad.
Haddad, que tem feito campanha pelo cargo, foi convidado por Lula para integrar sua delegação à conferência do clima COP27, no Egito, num momento em que o presidente eleito está montando seu ministério.
É provável que Lula entregue o cargo mais importante de seu gabinete a um integrante do Partido dos Trabalhadores, apesar de ter feito uma mistura de economistas liberais e de esquerda para a equipe de transição do governo, disseram as pessoas à Bloomberg News, pedindo anonimato porque a discussão não é pública.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, as ações avançaram com os investidores ignorando os alertas dos formuladores de políticas do Federal Reserve de que as taxas de juros ainda precisam subir. Os contratos futuros de petróleo caíram com sinais de que o mercado está com excesso de oferta.
Confira como fecharam os mercados nesta sexta-feira (18):
-- Com informações de Bloomberg News
Leia também
Por que o Bank of America acredita que o rali do mercado terá fôlego curto