Crise britânica derruba ministro das Finanças um mês após a posse

Kwasi Kwarteng perde o cargo diante de forte reação ao seu plano de corte de impostos, que derrubou a libra a mínimas históricas e encareceu os empréstimos

Kwasi Kwarteng ocupava o cargo de Chancellor of the Exchequer desde o começo de setembro, no governo de Liz Truss
Por Ryan Hesketh
14 de Outubro, 2022 | 08:24 AM

Bloomberg — O ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, acaba de perder o cargo nesta sexta-feira (14), pouco mais de um mês depois de tomar posse no governo da nova primeira-ministra Liz Truss.

A queda de Kwarteng acontece depois de semanas de pressão política e de investidores no mercado em reação ao plano mais agressivo em cinco décadas de corte de impostos promovido por ele e por Liz Truss. O programa econômico sofreu críticas por não apresentar fontes de recursos para cobrir a perda de receitas, o que levou a uma crise de confiança sem precedentes de ativos britânicos nos mercados.

A libra atingiu uma cotação mínima histórica, próxima da paridade com o dólar, enquanto os títulos soberanos também despencaram.

O gabinete de Truss disse que o primeiro-ministro concederia uma entrevista coletiva nesta sexta, sem dar mais detalhes. A atenção se concentrou nos últimos dias em se ela cancelará os planos de congelar o imposto corporativo no próximo ano, em vez de aumentá-lo como planejado.

PUBLICIDADE

Os planos assustaram os mercados, fazendo com que a libra caísse para uma baixa recorde em relação ao dólar e forçando o Banco da Inglaterra, o banco central, a realizar uma intervenção de emergência para tentar estabilizar o mercado de títulos. A intervenção termina nesta sexta-feira, o que aumenta a pressão para que o governo atue.

Os títulos do Reino Unido dispararam para o maior ganho semanal em uma década após o relato de que o ministro perderia o cargo. A libra esterlina reduziu as perdas em relação ao dólar e caiu ainda mais seu declínio depois que o Times informou que Kwarteng seria demitido.

A libra era sendo negociada em torno de US$ 1,1285 por unidade às 8h35 (horário de Brasília), a moeda com melhor desempenho nesta semana, na esperança de uma mudança fiscal do governo.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

- Mais informações a seguir.

Leia também

Libra atinge mínima histórica e títulos afundam em caos no mercado britânico

Quem é a nova primeira-ministra britânica e o que ela defende