Simone Tebet, do MDB, declara apoio a Lula no 2º turno

Senadora afirmou que continua a reiterar as críticas feitas aos candidatos que seguem na disputa, mas que “não cabe a omissão da neutralidade”

Simone Tebet, terceira candidata a presidente da República mais votada no primeiro turno das eleições de 2022
05 de Outubro, 2022 | 04:55 PM

Bloomberg Línea — A senadora Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada na eleição presidencial no domingo (2), declarou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) no segundo turno. O anúncio nesta quarta-feira (5) acontece depois de uma conversa da senadora com o petista durante um almoço na casa da senadora e ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

O apoio tem o aval do MDB, que liberou nesta manhã os diretórios estaduais para escolher quem apoiar. Em discurso à imprensa nesta tarde, Tebet afirmou que continua a reiterar as críticas feitas aos candidatos que disputam o segundo turno, mas que “não cabe a omissão da neutralidade a um Brasil a ser imediatamente reconstruído”.

Tebet declarou publicamente seu apoio a Lula afirmando que depositará no petista seu voto pois reconhece nele “o compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente”.

Ela também destacou cinco ideias a serem incorporadas no governo do presidente Lula, relacionadas à educação, saúde, e economia, citando o endividamento das famílias, além de igualdade salarial e “um ministério plural”.

PUBLICIDADE

Segundo reportagem do jornal O Globo, a aproximação entre Tebet e Lula aconteceu já na segunda-feira (3), dia seguinte ao primeiro turno, quando ela recebeu uma ligação do petista. Ele elogiou o desempenho dela nas eleições - foi o melhor resultado já alcançado por um candidato do MDB -, e disse que gostaria de conversar com ela depois que o apoio fosse formalizado.

O PDT e seu candidato a presidente, Ciro Gomes, também anunciaram apoio a Lula. Na terça-feira (4), o presidente da legenda, Carlos Lupi, disse que estaria com Lula para enfrentar o atual presidente. Já Ciro divulgou um vídeo dizendo que seguiria a orientação do partido, mas não citou o PT e nem o nome de Lula.

No começo da tarde desta quarta, Lupi falou à imprensa ao lado de Lula, durante coletiva em São Paulo, e reiterou publicamente seu apoio ao candidato.

PUBLICIDADE

O petista vem conseguindo apoios simbólicos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que o derrotou duas vezes em eleições presidenciais, anunciou nesta quarta que votará em Lula. O ex-senador José Serra (PSDB), candidato a presidente derrotado por Lula em 2002 e por Dilma Rousseff (PT) em 2010, também declarou apoio.

Leia também

Resultado do primeiro turno faz investidor estrangeiro acelerar compras na B3

Melina Flynn

Melina Flynn é jornalista naturalizada brasileira, estudou Artes Cênicas e Comunicação Social, e passou por veículos como G1, RBS TV e TC, plataforma de inteligência de mercado, onde se especializou em política e economia, e hoje coordena a operação multimídia da Bloomberg Linea no Brasil.

Pedro Canário

Repórter de Política da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero em 2009, tem ampla experiência com temas ligados a Direito e Justiça. Foi repórter, editor, correspondente em Brasília e chefe de redação do site Consultor Jurídico (ConJur) e repórter de Supremo Tribunal Federal do site O Antagonista.