Tebet ultrapassa Ciro e é a terceira candidata mais votada no primeiro turno

Tebet teve 4.915.283 votos ante os 3.599.193 de Ciro Gomes, seu principal adversário pelo posto de terceira via

Candidata deu a largada nas pesquisas com 2% das intenções de voto, e chegou a avançar para 5% nas últimas pesquisas
02 de Outubro, 2022 | 09:49 PM

Bloomberg Línea — Simone Tebet (MDB), que aparecia em quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto, chegou a 4,16% dos votos, ultrapassando Ciro Gomes (PDT), que apareceu com 3,04%.

Tebet e Ciro travaram uma disputa pelo terceiro lugar na corrida presidencial. Mas a candidata do MDB, no entanto, sai maior do que entrou. Nas pesquisas, sempre apresentou teto de 5%, mas o resultado das urnas confirmou a trajetória ascendente que ela vinha mostrando, o que alguns analistas atribuem ao bom desempenho da senadora nos debates televisionados.

Ciro, por outro lado, apesar de aparecer em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, sempre abaixo dos 10%, não conseguiu sustentar o terceiro lugar na preferência do eleitor. A posição o qualificava como a principal alternativa à polarização, mas sua decisão de se colocar como oposição não-bolsonarista a Lula acabou afastando os eleitores de esquerda, com quem Ciro fazia mais sucesso.

No sábado (1), o candidato do PDT chegou a pedir voto nas redes sociais em uma foto ao lado de Jair Bolsonaro (PL). A foto foi tirada durante o último debate televisionado, na última quinta (29), pela Rede Globo.

PUBLICIDADE

Esta foi a quarta vez que Ciro concorreu ao cargo de chefe do Executivo - e a primeira em que terminou com menos de dois dígitos nas urnas.

Já Tebet, que é estreante em pleitos presidenciais, subiu ligeiramente nas pesquisas desde o início da campanha, em agosto. A largada foi dada nas pesquisas com 2% das intenções de voto, avançando para 5% até as últimas pesquisas divulgadas e ultrapassando Ciro em praças importantes para o país, como São Paulo.

Natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, a parlamentar ganhou notoriedade pela atuação durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, em 2021. Chamada desde o início da campanha de “terceira via”, foi deputada estadual e eleita duas vezes prefeita de sua cidade natal, além de vice-governadora do estado.

PUBLICIDADE

Leia também

Mercado não colocou no preço vitória de Lula no domingo, aponta JPMorgan

Melina Flynn

Melina Flynn é jornalista naturalizada brasileira, estudou Artes Cênicas e Comunicação Social, e passou por veículos como G1, RBS TV e TC, plataforma de inteligência de mercado, onde se especializou em política e economia, e hoje coordena a operação multimídia da Bloomberg Linea no Brasil.