O que é um mercado cripto Bear e Bull?

Ambos os mercados têm seus conceitos. Em um mercado altista (bull), os preços sobem continuamente, enquanto no baixista (bear), os preços caem.

Bloomberg Línea
Tempo de leitura: 3 minutos

As tendências de mercado estão entre os aspectos mais importantes dos mercados financeiros, pois apontam a direção geral que um ativo ou mercado está seguindo, em determinado momento. Entre essas tendências estão o Bear Market, que significa a tendência de mercado em baixa, quando os preços estão em queda; e o Bull Market, quando a tendência de mercado está em alta.

Esses termos são muito utilizados no mercado financeiro e também atualmente também no trade de criptoativos, podendo se referir a um ativo específico, como Bitcoin, Ethereum ou BNB. Entender as diferenças é fundamental para uma melhor tomada de decisão de investimento e saber se adaptar às condições, que mudam constantemente.

Entenda o que é o Bear Market

Um Bear Market pode ser descrito como um período de queda de preços em um mercado financeiro. Bear Markets podem ser desafiadores para fazer transações ou investir, especialmente para iniciantes. Nestes momentos, os investidores podem ter grandes perdas, e alguns podem decidir jamais voltar aos mercados financeiros.

Normalmente, o sentimento dos investidores em relação ao mercado em momentos Bear é negativo. Ou seja, eles esperam que os preços caiam. Exemplo disso é o atual inverno cripto, no qual as criptomoedas chegaram a perder cerca de 50% do seu valor nos últimos três meses.

Entenda o que é o Bull Market

Um Bull Market é um estado de mercado financeiro em que os preços estão subindo. Vale lembrar que o Bitcoin ganhou força entre os investidores de varejo em 2020 com a tese de ativo descorrelacionado à economia tradicional. A moeda agradou bastante o mercado em 2021, o que levou o Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, a bater sua máxima histórica de US$ 69 mil em novembro.

Bear vs. Bull – qual é a diferença?

Quando se fala em diferenças entre os dois momentos de mercado, podemos começar citando que os mercados em baixa podem ter longos períodos de consolidação, com movimentações laterais ou variações na ação do preço. São momentos em que a volatilidade do mercado é mais baixa e há pouco número de transações acontecendo. Embora o mesmo possa acontecer em Bull Markets, esse tipo de comportamento tende a ser mais comum em Bear Markets. Afinal, longos períodos de queda de preços não são muito atraentes para a maioria dos investidores.

E isso nos permite concluir que existem diferenças , no comportamento dos investidores e em como eles fazem suas transações, de acordo com as tendências do mercado.

Em um Bull Market, a estratégia de trading mais simples é seguir a tendência geral. Traders e investidores geralmente optam por posições long, ou seja, o investidor aposta que seus ativos vão se valorizar no longo prazo, para que ele possa obter lucros maiores.

Os bull markets também podem ter oscilações para cima e para baixo, e por isso é recomendado olhar para os investimentos nesses momentos com uma visão de longo prazo.

Já em um Bear Market, a estratégia mais comum dos investidores é manter seus ativos em dinheiro - ou ativos de alta liquidez e baixo risco - e esperar por uma oportunidade melhor para fazer. Nesse caso, operdores e investidores optam por posições short, que significa vender um ativo com a intenção de comprá-lo novamente, a um preço mais baixo, no futuro.

Independente das condições de mercado, o mais importante é sempre fazer um gerenciamento de riscos adequado e manter o foco no aprendizado. Quanto mais informações você tiver, maiores as chances de evitar erros.

Pensando nisso, a Binance, exchange líder global de criptoativos, criou a Binance Academy, uma plataforma educacional tem a missão de educar sobre o potencial transformador do ecossistema blockchain e dos criptoativos. A plataforma oferece centenas de artigos em 21 idiomas para todos os níveis de conhecimento, que podem esclarecer dúvidas e instruir os usuários sobre o universo de pagamentos com criptomoedas.