Restaurante no Central Park, ícone de filmes e séries, fecha as portas em NY

Os altos custos de insumos e de mão de obra, impulsionados pela inflação, levaram um dos mais tradicionais pontos de NY a fechar as portas

Por

Bloomberg — O restaurante e espaço para eventos Loeb Boathouse, localizado no Central Park, um ícone da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e favorito em programas de TV e filmes como “When Harry Met Sally” e “Sex in the City”, está fechando suas portas depois de quase quatro décadas.

Em um documento ao Departamento do Trabalho do estado de Nova York na semana passada, o restaurante disse que planeja fechar as portas a partir de 16 de outubro, citando um “aumento de custos de mão de obra e mercadorias”. Um total de 163 trabalhadores serão demitidos.

O restaurante, fundado em 1983, marca o terceiro capítulo da história do tradicional edifício. A antiga estrutura que abrigava barcos foi construída pela primeira vez em 1872 em uma estrutura vitoriana de madeira e, em 1954, o filantropo e banqueiro de investimentos Carl Loeb e sua esposa investiram US$ 305 mil (equivalente a US$ 3,4 milhões hoje em dia) para transformá-la em sua aparência atual.

“É definitivamente uma grande perda para a cidade e para o setor de restaurantes”, disse Andrew Rigie, diretor executivo da New York City Hospitality Alliance. “O Loeb Boathouse é um restaurante icônico da cidade de Nova York e o tipo exato de atração que pessoas de todo o mundo vêm para conhecer pessoalmente.”

Ainda assim, o restaurante pode reabrir em um futuro próximo. Crystal Howard, porta-voz do Departamento de Parques e Recreação da cidade, disse que Nova York está trabalhando para encontrar um novo administrador “o mais rápido possível”, e enfatizou que este não é um fechamento permanente.

Howard disse que o departamento espera acomodar clientes que reservaram o local para grandes eventos após 16 de outubro.

Em geral, o custo das mercadorias disparou na esteira de uma das maiores inflações em quatro décadas. A indústria de restaurantes, que foi uma das mais atingidas durante a pandemia, e atingiu 89% de seus níveis de vagas de emprego preenchidas na pré-pandemia em maio deste ano, segundo dados do estado.

Localização “difícil”

Dean J. Poll, atual administrador do restaurante, disse ao jornal The New York Times que sua localização e sazonalidade faziam parte do que tornava o local favorito para casamentos sofisticados e eventos corporativos, “um lugar muito difícil de administrar”. Posicionado na margem leste do lago Central Park, o local não é exatamente um dos mais fáceis de ser acessado de carro.

O restaurante havia fechado anteriormente por um ano, de março de 2020 a março de 2021, durante o auge da pandemia. Enquanto os nova-iorquinos aguardam notícias da nova administração do edifício, alguns lamentam a perda de um dos locais mais tradicionais da cidade de Nova York.

“Outro ponto icônico de Nova York está fechando”, escreveu Jessica Derschowitz, escritora de entretenimento de Nova York, no Twitter . “Não consigo passar pelo Boathouse sem pensar imediatamente no filme When Harry Met Sally.”

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

De capas para aventais: nova heroína da Marvel é uma chef de cozinha