Bolsonaro diz que Brasil pode começar a comprar diesel da Rússia

Combustível seria importado a preços mais baixos do que os de mercado, disse o presidente a apoiadores ao deixar o palácio da Alvorada

Por

Bloomberg — O Brasil está negociando a compra de diesel mais barato da Rússia como parte de uma estratégia para reduzir os preços domésticos dos combustíveis, disse o presidente Jair Bolsonaro.

O acordo viria depois que Bolsonaro visitou o presidente Vladimir Putin em fevereiro, poucos dias antes de a Rússia invadir a Ucrânia, em uma tentativa de garantir um fornecimento constante de exportações de fertilizantes para o Brasil.

“Provavelmente comprarei diesel mais barato da Rússia”, disse o presidente a apoiadores nesta segunda-feira (11) ao deixar o palácio da Alvorada, em Brasília, acrescentando que os preços da gasolina também estão caindo depois que a maioria dos governadores estaduais concordou em reduzir os impostos sobre o combustível. “Tudo está indo bem no Brasil.”

Os altos preços dos combustíveis e a inflação têm sido os principais desafios econômicos para Bolsonaro que busca a reeleição em outubro. Ele segue atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em todas as principais pesquisas de opinião menos de três meses antes da votação.

Apesar das sanções impostas pelos EUA e seus aliados à Rússia, o governo brasileiro continuou negociando com Moscou, buscando permanecer neutro sobre o conflito.

Leia também

Alerta para Vale: estímulo da China pode não reverter colapso de metais