SpaceX anuncia novo lançamento e diz que exploração de Marte é ‘inevitável’

Empresa aguarda por aprovações regulatórias para o lançamento do foguete, que deve acontecer entre junho e julho deste ano

Space X
Por Justin Bachman
06 de Maio, 2022 | 12:33 PM

Bloomberg — O gigante e novo foguete Starship da SpaceX - projetado para pousar astronautas da NASA na lua e, eventualmente, levar humanos a Marte - realizará um voo de teste partindo do Texas em junho ou julho, de acordo com a presidente da companhia, Gwynne Shotwell, na quinta-feira (5).

A SpaceX aguarda aprovações regulatórias para lançamentos de sua estrutura em Boca Chica, no Texas, além de uma avaliação ambiental da Administração Federal de Aviação que foi adiada várias vezes desde dezembro do ano passado. Na última semana, a agência disse que está trabalhando para concluir a revisão até o final deste mês.

Shotwell, em fala durante uma conferência de engenharia, não detalhou como a SpaceX estabeleceu seu plano mais recente. O ocorrido marca outro deslize no cronograma de lançamentos pretendidos por líderes da empresa desde 2019. Em fevereiro, o fundador da SpaceX, Elon Musk, disse que o Starship poderia estar ser lançado em maio.

A exploração humana de Marte é “inevitável”, assim como os sistemas de propulsão nuclear para viagens ao espaço, disse Shotwell na apresentação, esboçando diferentes tecnologias futuristas necessárias para fazer uma jornada de cerca de 6,5 anos-luz para um planeta hipoteticamente habitável nas proximidades da Proxima Centauri, estrela localizada a 4,2 anos-luz de distância da Terra.

PUBLICIDADE

Sempre que a Space Exploration Technologies realizar o sonho de Musk de enviar pessoas a Marte, a empresa não explorará o planeta sozinha, de acordo com Shotwell. A empresa carece de experiência para ajudar as pessoas a sobreviver em Marte, o que significa que provavelmente faria parceria com organizações como a NASA, tanto por fundos quanto por tecnologias para atingir seus objetivos no planeta vermelho.

“Nós não construímos casas, não construímos carros - bem, meu chefe constrói carros, eu acho”, brincou Shotwell, referindo-se à Tesla (TSLA). A executiva também observou que ela não estará entre aqueles que viajam para o planeta vermelho: “Não gosto de acampar”, disse.

– Esta notícia foi traduzida por Melina Flynn, Content Producer da Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

EUA criam 428 mil empregos, enquanto taxa de desemprego se mantém em 3,6%

Mercado Livre bate expectativas com receita líquida de US$ 2,2 bilhões