Minério de ferro amplia ganhos com estímulo econômico na China

Cotação da matéria-prima da indústria siderúrgica avançou 32% nos primeiros três meses do ano no país asiático, a maior alta desde 2019

Em Singapura, o minério iniciou o segundo trimestre com força, subindo cerca de 2,8%
Por Liz Ng
05 de Abril, 2022 | 10:46 AM

Bloomberg — Os preços do minério de ferro tendem a subir ainda mais após a disparada no primeiro trimestre. O movimento de compra é embalado pelo robusto estímulo fiscal na China.

A cotação da matéria-prima da indústria siderúrgica avançou 32% nos primeiros três meses do ano no país asiático, a maior alta desde 2019. As negociações estão suspensas por lá até quarta-feira (6) por causa de feriados, mas em Singapura o minério iniciou o segundo trimestre com força, subindo cerca de 2,8%.

O apoio do governo chinês restaura o otimismo apesar dos fatores negativos, como o recuo do mercado imobiliário residencial, incorporadoras perdendo prazo para divulgação de resultados e o lockdown em Tangshan, explicou Tomas Gutierrez, analista da Kallanish Commodities.

“Otimismo e esperança estão elevando os preços no mercado”, disse Gutierrez, acrescentando que os fatores que prejudicam a demanda parecem temporários. A tendência de alta é sustentada pela “esperança no investimento imobiliário, esperança de que o apoio para a infraestrutura está a caminho”.

PUBLICIDADE

Províncias chinesas emitiram títulos ligados a infraestrutura em ritmo recorde no primeiro trimestre. De acordo com cálculos da Bloomberg, o total em notas locais chegou a 1,25 trilhão de yuans (US$ 197 bilhões), o que representa mais de um terço da quota anual.

A captação acelerada de recursos deixou os investidores otimistas em relação ao investimento em infraestrutura no curto prazo. Uma evidência disso é que o mercado não se abalou com as notícias de sexta-feira da suspensão da negociação de papéis de incorporadoras como Shimao Group Holdings e Fantasia Holdings porque perderam o prazo até 31 de março para apresentar resultados não auditados.

“A China não permitirá que a economia se distancie demais de seus objetivos”, disse Gutierrez. A determinação de Pequim de atingir metas de crescimento significa que qualquer dano econômico causado por surtos de coronavírus e medidas de confinamento “levará a estímulos incrementais e todos fluirão para infraestrutura e imóveis”, segundo o analista.

PUBLICIDADE

Queda nos estoques

A firma de pesquisas Mysteel informou que o nível de estoques de minério de ferro nos principais portos caiu 0,8% para 153,9 milhões de toneladas na semana encerrada em 1º de abril, sugerindo que o consumo pode estar mais forte do que o esperado, embora o polo siderúrgico de Tangshan ainda esteja em lockdown.

Não se sabe quanto tempo o sentimento otimista se sustentará diante da onda de novos casos de covid-19 em Xangai. No entanto, a maioria dos relatórios analisados pela Bloomberg na semana passada refletia otimismo e confiança nas políticas fiscais mais favoráveis no país.

“A China reiterou no relatório do governo que mais medidas serão tomadas para impulsionar o crescimento econômico”, disse Wang Zhilu, do CICC, em nota. “Esperamos continuidade da política fiscal e monetária flexível.”

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Elon Musk se juntará ao conselho de administração do Twitter

AO VIVO: Presidente da Comissão Europeia deve visitar Kiev após horror de Bucha