PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Estilo de vida

Cozinha no espaço? É o que pretende este famoso chef

Astronautas poderão desfrutar de iguarias ibéricas como paella e jamón, presunto típico da culinária espanhola

Iguaria será servida à tripulação de missão no espaço
Por Kate Krader
23 de Março, 2022 | 07:02 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — José Andrés descobriu uma nova fronteira para a sua cozinha: o espaço sideral.

O famoso chef e filantropo anunciou que sua empresa de restaurantes, a ThinkFoodGroup, firmou parceria com a Axiom Space, de Houston, no Texas, que pretende construir a primeira estação espacial privada, para criar refeições que alimentarão a tripulação de quatro pessoas a caminho da Estação Espacial Internacional. A missão de 10 dias, adiada em novembro do ano passado, agora está programada para ocorrer em algum momento após 3 de abril com a parceira SpaceX.

PUBLICIDADE

Entre os pratos planejados por Andrés estão a paella de frango e cogumelos e o corte altamente marmorizado e saboroso de presunto ibérico conhecido como “secreto de cerdo”, servido com molho de tomate, cebola, berinjela e pimentas. Os astronautas também colocarão em órbita outros emblemáticos petiscos espanhóis, incluindo “jamón”, “salchichón” de linguiça defumada e amêndoas Marcona. A parceria surgiu de uma amizade entre Andrés e o comandante da missão, Michael López-Alegría, ambos nascidos na Espanha.

Os detalhes do acordo com a Axiom não foram divulgados, mas Andrés usará alguns de seus próprios produtos, incluindo seu azeite de oliva homônimo da marca Casas de Hualdo e amêndoas La Cala, embaladas pelo famoso chef Albert Adrià. A comida será termoestabilizada para evitar deterioração e adequá-la a viagens espaciais.

O projeto é apenas mais um na caótica agenda de Andrés. O chef está atualmente na Polônia, trabalhando com sua organização sem fins lucrativos World Central Kitchen na fronteira com a Ucrânia para alimentar os refugiados da guerra; até o momento, a organização serviu mais de 2 milhões de refeições.

PUBLICIDADE

Antes disso, o chef aproveitou para visitar um de seus investimentos, a Bowery Farming, maior operação agrícola vertical dos Estados Unidos. Andrés planeja usar morangos hidropônicos da empresa de Nova Jersey em seu próximo restaurante de Manhattan, o Zaytinya.

O chef espanhol já esteve associado a missões espaciais antes: em julho, Jeff Bezos ofereceu US$ 100 milhões a Andrés depois que o fundador da Amazon.com (AMZN) retornou de seu voo com a Blue Origin.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE