Finanças pessoais

Fundos em foco: SPX e Legacy compram ouro, enquanto Ibiuna aposta no real

Em geral, fundos acreditam que o período será de pouco crescimento e altas taxas

Movimentação dos bancos centrais pode gerar mais demanda pelo ouro, dizem analistas
Por Vinícius Andrade e Caroline Aragaki
14 de Março, 2022 | 06:15 pm
Tempo de leitura: 3 minutos

Bloomberg — Os principais gestores de multimercados no Brasil ajustaram seus portfólios em meio aos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia, com expectativa de um novo equilíbrio no cenário macroeconômico global – crescimento econômico menor e inflação e juros ainda mais elevados.

A Legacy Capital disse que seu principal fundo pretende aumentar a posição comprada em ouro, já que as sanções impostas pelos Estados Unidos e outros países à Rússia devem ter efeitos significativos na alocação de ativos no longo prazo. A SPX Capital estabeleceu posição comprada em metais preciosos, e a Kapitalo Investimentos zerou sua posição vendida em ouro.

Os bancos centrais deverão aumentar a compra de ativos reais e, se possível, guardá-los em sua custódia, o que dentre outras coisas deveria gerar mais demanda pelo ouro”, disse Ylan Adler, sócio e chefe de commodities da SPX Capital. O ouro já subiu cerca de 7% neste ano, se aproximando de US$ 1.960 a onça.

A Ibiuna Investimentos, criada em 2010 pelos ex-diretores de política monetária do Banco Central Mario Torós e Rodrigo Azevedo, disse que fez uma aposta tática no real, que subiu cerca de 3% em fevereiro, protegida por posição vendida no índice Ibovespa. A moeda brasileira foi impulsionada por um aumento nos preços de commodities e juros mais elevados no Brasil.

PUBLICIDADE

O aumento das tensões geopolíticas deve levar a preços mais altos ao consumidor e prejudicar as perspectivas de crescimento econômico global.

“A inflação já vinha alta antes da invasão, e isso só piorou”, disse a Verde Asset Management, de Luis Stuhlberger, em carta a cotistas. “Ao mesmo tempo, o crescimento tende a sofrer com o aperto de condições financeiras trazido pela guerra, principalmente na Europa.”

Veja o que algumas das maiores gestoras de multimercado disseram em suas cartas de fevereiro:

Adam Capital

O conflito na Ucrânia traz ingredientes inflacionários ao ambiente global e seus impactos devem levar os bancos centrais a adotar uma condução mais dura de política monetária. Fundo segue comprado em commodities, Petrobras e Vale, segue tomado em juros americanos.

PUBLICIDADE
  • Adam Macro II FIC +0,39% em fevereiro; CDI +0,75%

Bahia Asset Management

Os ativos brasileiros possuem certa blindagem em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia devido à alta das commodities e ao fluxo de dinheiro para demais emergentes. Fundo ganhou com posições vendidas em bolsa americana e compradas no setor de saúde em fevereiro. A Selic terminal deve chegar a 12,75%.

  • Bahia AM Maraú FIC FIM +1,30%

Ibiuna Investimentos

Os ativos locais vêm mostrando maior resiliência provavelmente refletindo uma combinação entre posição geográfica distante do conflito bélico, condição de exportador de commodities agrícolas, estágio mais avançado do ciclo monetário, e maior alocação internacional a emergentes neste início do ano. A Ibiuna montou posição tática no real.

  • Ibiuna Hedge STH FIC fund +2,05%

Kapitalo Investimentos

Impactos da invasão na Ucrânia devem gerar uma pequena melhora no balanço externo do Brasil, levar a uma piora significativa da inflação local e a um incentivo extra ao populismo fiscal no país. Fundo zerou posições vendidas em ouro, reduziu posições compradas em ações globais.

  • Kapitalo Kappa FIN FI -0,17%

Legacy Capital

O fundo reduziu “significativamente” a posição combinada de estar vendido em dólar em relação ao real brasileiro, ao mesmo tempo em que apostava em quedas no Ibovespa. Possui posições vendidas em bolsas globais, compradas em ouro e petróleo e aposta em taxas mais altas globalmente.

  • Legacy Capital FIC +4,09%

SPX Capital

A empresa iniciou posição comprada em metais preciosos e arrecadou ações de defesa na Europa. A invasão da Ucrânia pela Rússia foi o evento geopolítico global mais relevante desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, e o trabalho das autoridades monetárias para combater a inflação será ainda mais árduo.

  • SPX Nimitz Feeder FIC FIM +3,05%

Verde Asset Management

O fundo espera um cenário global de inflação ainda mais alta e menor crescimento econômico. Ficou mais cauteloso com suas alocações em bolsa, especialmente no mercado internacional.

  • Verde FIC FIM +1,32%

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE