PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cripto

Fundador do Ethereum dá ‘boas-vindas’ a baixas de criptos

Vitalik Buterin diz que ativos digitais podem se beneficiar do atual recuo das criptomoedas que tem assustado investidores

O Ether, a moeda nativa do blockchain mais usado no mundo, caiu cerca de 40% desde novembro
Por Muyao Shen e Matthew Hill
19 de Fevereiro, 2022 | 02:16 pm
Tempo de leitura: 3 minutos

Bloomberg — Vitalik Buterin, cofundador da blockchain Ethereum (XET), diz que o universo de ativos digitais pode realmente se beneficiar do atual recuo nos preços das moedas que está arrepiando os investidores e está sendo referido como outro inverno cripto.

PUBLICIDADE

“As pessoas que estão profundamente envolvidas com criptomoedas e, especialmente, construindo coisas, muitas delas dão boas-vindas a um mercado em baixa”, disse Buterin durante uma entrevista à Bloomberg News. “Eles dão as boas-vindas ao mercado em baixa porque quando há esses longos períodos de preços subindo em grandes quantidades, como acontece – obviamente deixa muitas pessoas felizes – mas também tende a convidar muitos investimentos de muito curto prazo. atenção especulativa”.

Veja mais: ‘Inverno cripto’ ameaça entusiasmo de 1 bilhão de investidores

PUBLICIDADE

Os preços das criptomoedas caíram desde que atingiram recordes no início de novembro, com investidores e especuladores antecipando uma redução das enormes quantidades de estímulos adicionados às economias e mercados globais após a pandemia de covid. O Bloomberg Galaxy Crypto Index caiu cerca de 45% em relação ao seu recorde histórico. O Ether, a moeda nativa do blockchain mais usado no mundo, caiu cerca de 40% durante o mesmo período.

Desde o último “inverno cripto” em 2018, o setor cresceu. O site de rastreamento de preços CoinGecko lista impressionantes 12.588 tokens. A grande quantidade de dinheiro investida durante a última corrida de criptomoedas pode ter criado muitas histórias de milionários ou bilionários da noite para o dia, mas os ganhos de uma pessoa em criptomoeda geralmente também são as perdas e a dor de outra. Esquemas de manipulação de mercado, como os chamados pumps and dumps, eram frequentemente encontrados em aplicativos de cripto executados por pessoas que estavam apenas em criptomoedas para lucros de curto prazo.

“Os tempos de baixa, ou invernos, são a época em que muitas dessas plataformas caem e você pode ver quais projetos são realmente sustentáveis a longo prazo, tanto em seus modelos quanto em suas equipes e seus funcionários”, disse o bilionário de 28 anos.

No entanto, Buterin, que disse estar “surpreso” com a forma como o mercado se moveu desde o ano passado, e não tem certeza se a criptomoeda entrou em outro inverno ou se o setor está apenas refletindo a volatilidade em mercados mais amplos.

“Parece que os mercados de criptomoedas mudam de um grupo de nicho que é controlado por um grupo de participantes de nicho e é bastante desconectado dos mercados tradicionais para algo que se comporta cada vez mais como parte dos principais mercados financeiros“, disse ele de Denver em 12 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Ele também acrescentou que um inverno cripto também pode ajudar aqueles que estão construindo projetos com tokens a se concentrarem em melhorar a tecnologia.

Veja mais: Receio de ‘inverno cripto’ causa calafrios aos fiéis do Bitcoin

Os comentários de Buterin vieram pouco depois de o popular protocolo de cripto Wormhole, uma ponte cross-blockchain, ter sido hackeado por mais de US$ 300 milhões. Buterin em janeiro alertou sobre os riscos do uso de pontes cross-blockchain.

As chamadas pontes cross-blockchain geralmente funcionam pegando uma criptomoeda em uma blockchain e bloqueando-a em um programa de software conhecido como contrato inteligente para emitir uma criptomoeda paralela em outra blockchain.

Buterin mudou seu foco para escalar o Ethereum nos últimos anos. O popular blockchain há muito sofre críticas porque as transações no Ethereum podem ser lentas e caras. A Ethereum Foundation de Buterin está liderando os esforços mais recentes dedicados a melhorar a escalabilidade do blockchain com talvez as atualizações mais importantes da história do Ethereum.

“Quando todos estiverem novamente tentando usar blockchains”, disse Buterin. “Não queremos que eles descubram mais uma vez que não, na verdade, não há espaço suficiente na cadeia para todos.”

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Fotos de fundador da Ethereum são vendidas como NFTs