China convoca tradings para segurar preço do minério de ferro

Encontro organizado pelo principal órgão de planejamento econômico da China visa estabilizar o mercado

Por

Bloomberg — Para conter a disparada dos preços do minério de ferro, a China agora está envolvendo grandes mineradoras e tradings de commodities.

As gigantes Glencore e Trafigura Group estão entre as 10 tradings chinesas e internacionais que foram convocadas a Qingdao na quinta-feira pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, segundo notificação à qual a Bloomberg News teve acesso. O encontro, organizado pelo principal órgão de planejamento econômico da China, visa estabilizar o mercado de minério de ferro, conforme o comunicado.

Trata-se do esforço mais recente do governo chinês para tentar conter a valorização da matéria-prima da fabricação do aço, que ameaça elevar a inflação. Nas últimas semanas, autoridades têm feito inspeções em portos e bolsas de negociação, além de subir tarifas cobradas nas transações com contratos futuros e advertir contra a desinformação.

Glencore e Trafigura se recusaram a comentar. A comissão não respondeu a perguntas enviadas pela reportagem.

Os preços do minério de ferro começaram a se recuperar no final do ano passado, reagindo a sinais de que a China flexibilizaria a política monetária e impulsionaria os gastos com infraestrutura para reativar o crescimento econômico. A cotação do minério chegou a subir quase 80% entre 18 de novembro e a última quinta-feira, mas recuou 9% desde então devido às providências tomadas por Pequim.

Estatais chinesas que comercializam minério de ferro participaram de uma reunião na terça-feira com um trio de agências oficiais de peso para discutir preços classificados como “anormais”. A Associação de Ferro e Aço da China informou que realizou um encontro virtual com executivos da Rio Tinto Group, maior produtora mundial de minério de ferro, na segunda-feira para discutir os movimentos dos preços.

As companhias convocadas a Qingdao foram obrigadas a fornecer dados sobre os estoques de minério de ferro que mantêm nos portos chineses e detalhes sobre negociações físicas recentes, de acordo com a notificação.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

BTG Pactual tem captação recorde e eleva lucro em 60% em 2021

Bolsonaro deve se encontrar com Putin, e Ucrânia não está na agenda