PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Negócios

Democratas intensificam críticas às empresas de carne sobre inflação

Para deputado, criadores de frango estão vivendo na pobreza devido ao papel dominante de alguns intermediários

Democratas intensificam críticas às empresas de carne sobre inflação
Por Mike Dorning e Michael Hirtzer
19 de Janeiro, 2022 | 09:13 pm
Tempo de leitura: 3 minutos

Bloomberg — Os democratas intensificaram as críticas aos frigoríficos gigantes nesta quarta-feira, quando um importante legislador em questões antitruste disse que o lucro dessas empresas às custas de consumidores e agricultores atingiu níveis de “crise”.

O deputado David Cicilline, presidente do Subcomitê Judiciário Antitruste da Câmara, disse que os criadores de frango estão vivendo na pobreza devido ao papel dominante de alguns intermediários do setor de aves em meio a uma concentração sem precedentes no setor de alimentos.

PUBLICIDADE

Cicilline destacou acusações de que a proposta de aquisição da Sanderson Farms pela Cargill está reduzindo o pagamento dos produtores de frango do Mississippi em uma audiência em que ampliou as críticas feitas pelo presidente Joe Biden aos frigoríficos pela alta da inflação de alimentos.

A inflação subiu para o topo das preocupações dos eleitores, já que os aumentos anuais dos preços ao consumidor atingiram o maior patamar em 40 anos em dezembro, em meio a um salto de 7%. Carnes e aves subiram 13% em relação ao ano anterior. Os agricultores reclamam que não estão vendo nenhum desses ganhos.

Aves

Trina McClendon, uma avicultora viúva de Magnolia, Mississippi, que emprestou US$ 1,4 milhão para construir oito galinheiros antes que seu marido morresse de ataque cardíaco em 2017, disse que Sanderson impôs um novo contrato que reduziu sua renda agrícola em um terço durante “alguns dias” após o anúncio de sua aquisição pela Cargill e Continental Grain Co.

PUBLICIDADE

“Esta fazenda é tudo o que me resta para sustentar a mim e à família”, disse McClendon. “Na indústria avícola, que é verticalmente integrada, o agricultor não recebe um contrato justo. É realmente pegar ou largar.”

O deputado Hank Johnson, democrata da Geórgia, chamou sua história de “um caso clássico de exploração”.

Mike Cockrell, diretor financeiro da Sanderson Farms, contestou a declaração de McClendon de que sua renda foi reduzida em um terço.

A pandemia levou a empresa a reduzir o número de frangos produzidos, de modo que os produtores obtiveram menos aves, mas receberam um preço mais alto por libra, disse Cockrell em entrevista por telefone. “Ela tem sido uma cultivadora muito boa e teve um bom desempenho”, disse ele sobre McClendon.

A Sanderson Farms disse em um documento regulatório de dezembro que o Departamento de Justiça havia solicitado informações e documentos adicionais para a revisão do acordo de aquisição.

Exploração do poder econômico

Os democratas do painel disseram que os frigoríficos estavam explorando sua capacidade de processamento para obter lucros recordes em meio a interrupções na cadeia de suprimentos. Quatro empresas controlam 85% do processamento de carne bovina, enquanto 54% do mercado de aves também é controlado por quatro empresas.

PUBLICIDADE

Cicilline pediu o fortalecimento das leis antitruste, dizendo que a consolidação corporativa em toda a cadeia de fornecimento de alimentos criou “uma necessidade urgente de reformas em todos os setores”.

O North American Meat Institute, um grupo representante da indústria, culpou o aumento dos preços da carne pela escassez de mão de obra, aumento da demanda do consumidor e problemas na cadeia de suprimentos.

“A inflação está prejudicando os consumidores, apagando os ganhos salariais recebidos pelos trabalhadores devido ao mercado de trabalho apertado e à pandemia”, disse Julie Anna Potts, presidente e diretora executiva do North American Meat Institute. “Não é de admirar que o governo Biden e alguns membros do Congresso prefiram realizar coletivas de imprensa e audiências em vez de abordar a escassez de mão de obra e os gargalos da cadeia de suprimentos”.

PUBLICIDADE

Os republicanos do painel também acusaram os democratas de tentarem transferir a culpa pela inflação.

“Sugerir que mudanças na lei antitruste seria a solução para o que aflige nossa economia neste momento está desconectado da realidade”, disse o deputado republicano Ken Buck, do Colorado.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE