Grécia ajudará famílias a pagar conta de energia mais cara

“O governo apoiará famílias, agricultores e também empresas contra a turbulência global nos preços da energia por mais um mês”

Crise energética também está se tornando um dos maiores desafios atuais da UE
Por Paul Tugwell e Eleni Chrepa
07 de Janeiro, 2022 | 12:34 PM

Bloomberg — A Grécia está estendendo medidas destinadas a ajudar famílias e empresas a pagar suas contas de luz e gás em janeiro, já que o aumento nos preços da energia não mostra sinais de redução.

“O governo apoiará famílias, agricultores e também empresas contra a turbulência global nos preços da energia por mais um mês,” o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis disse nesta sexta-feira (7). Embora a ênfase esteja em aliviar as famílias, o governo quer ajudar as empresas a manter o crescimento e os empregos, bem como evitar aumentos nos custos de produção que poderiam afetar os preços dos produtos, disse ele em discurso na televisão.

Veja mais: BCE será testado com inflação da Zona do Euro em novo recorde

A Grécia é um dos vários membros da União Europeia a fornecer subsídios para consumidores e empresas em dificuldades, colocando pressão sobre os orçamentos nacionais em todo o bloco. A crise energética também está se tornando um dos maiores desafios atuais da UE, alimentando a inflação no momento em que os governos lutam contra a disseminação da variante ômicron.

PUBLICIDADE

No país mediterrâneo, o custo de atacado de energia por megawatt-hora permanece três vezes maior do que há um ano, o ministro da Energia Konstantinos Skrekas disse sexta-feira. O governo vai rever a situação em fevereiro, disse ele.

O programa de apoio custará 400 milhões de euros (US$ 450 milhões) para janeiro, elevando o total desde setembro para 1,3 bilhão de euros. O subsídio doméstico médio será de 42 euros para os primeiros 300 quilowatts-hora de eletricidade, subindo para 54 euros para as famílias mais pobres e 20 euros o megawatt-hora térmico para o gás natural. O governo cobrirá 50% do aumento do preço da energia para fazendeiros e empresas.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também: Grupo XP e Banco Modal fecham acordo para combinação de negócios