Bloomberg — O Walmart Inc. está fazendo o recall de um spray de aromaterapia nos EUA por causa da possível presença de uma bactéria rara e perigosa, e relatos de duas mortes.
A decisão da empresa foi anunciada pela Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CPSC) dos EUA estão investigando quatro casos confirmados de melioidose.
O Walmart fará o recall de cerca de 3.900 frascos do “spray de aromaterapia com infusão de óleo essencial e cristais do Better Homes and Gardens” em seis aromas diferentes devido à possível presença da bactéria Burkholderia pseudomallei, que causa melioidose, de acordo com o CPSC.
Também chamada de doença de Whitmore, a melioidose é uma infecção potencialmente fatal transmitida pelo contato com uma fonte contaminada.
O CDC investiga casos de melioidose em Kansas, Minnesota, Texas e Geórgia. Um dos casos envolveu a morte de uma criança.
A origem das infecções não foi confirmada, mas um frasco com o mesmo tipo de bactéria foi encontrado na casa de uma das pessoas que morreram, disse a comissão de segurança.
O spray foi vendido em cerca de 55 lojas do Walmart nos EUA, uma pequena fração da rede de lojas do varejista, bem como por meio de comércio eletrônico, entre fevereiro e outubro.