São Paulo — O Ibovespa opera em alta nos primeiros minutos do pregão de hoje (30), após dados do mercado de trabalho medidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Contínua (PNAD Contínua), mais cedo, trazerem números melhores que o esperados.
Nos Estados Unidos, as ações sobem à medida que o otimismo cresce: o país vai evitar um fechamento do governo - após acordo entre parlamentares - e os dados que mostram uma piora no mercado de trabalho por lá estreitaram o espaço para uma redução mais rápida do estímulo pelo Federal Reserve. O S&P 500 ampliou seus ganhos para o trimestre - que ainda deve ser o mais fraco neste ano.
- O Ibovespa subia 1,00% perto das 10h50, aos 112.198 pontos
- PetroRio (PRIO3) e Vale (VALE3) eram as maiores contribuições para o avanço do índice
- O dólar subia 0,50%, para R$ 5,462, enquanto a curva de juros operava em direções mistas
- Nos EUA, o Dow Jones caía 0,14%, enquanto o S&P 500 subia 0,14% e o Nasdaq, 0,49%
Contexto
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 13,7% em agosto, influenciado principalmente pelo aumento no número de pessoas ocupada no país, que avançou 3,6% no período. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme Rodolfo Margato, economista da XP, “os principais indicadores de mercado de trabalho acompanhados pela PNAD seguirão em rota de recuperação nos próximos meses”.
“O aumento da mobilidade e a retomada dos serviços prestados às famílias (atividades bastante intensivas em trabalho) são os principais fatores que sustentam este prognóstico”, disse em nota.
Já nos EUA, os pedidos de seguro-desemprego subiram inesperadamente pela terceira semana consecutiva, liderados por outro aumento na Califórnia, e refletindo a instabilidade nos dados semanais. Enquanto isso, o PIB americano subia 6,7% no segundo trimestre, na base sequencial, acima da última leitura, de 6,6%. Acordo sobre dívida dos EUA e balanços ajudam mercados a sustentar ganhos.
-- Com informações de Bloomberg News